O Grande Mestre | Crítica

o_grande_mestreConsiderando todo o virtuosismo técnico e visual que se tornou marca registrada do cinema de Wong Kar-Wai, O Grande Mestre acaba se mostrando um filme de artes marciais bem mais corriqueiro do que muitos esperavam. A trama se passa na China durante a primeira metade do século XX, período no qual o kung fu florescia e tinha grande número de adeptos no território chinês.

Ip Man, mestre de artes marciais interpretado por Tony Leung, ator que é o verdadeiro muso de Kar-Wai, é um dos maiores lutadores do estilo Wing Chun em toda a China. Quando o grande mestre de artes marciais Gong Yutian (Wang Qingxiang) se aposenta de seu posto, organiza uma série de desafios para selecionar um herdeiro de seu trono no sul do país.

O lendário Ip Man é considerado um verdadeiro herói nacional chinês. Entre seus maiores feitos, está o de ter sido o mestre e professor do notório lutador Bruce Lee, este sim uma lenda no mundo inteiro. Após conseguir vencer a bela filha de Yutian, Gong Er (Zhang Ziyi), em um duelo mais filosófico que físico, Ip Man finalmente consegue assumir a posição de mestre do sul.

o_grande_mestre2Conforme a história evolui e adentra a Segunda Guerra Sino-Japonesa, vemos o protagonista perder toda sua família, praticamente ao mesmo tempo em que o clã de mestres de kung fu perde parte da sua honra. Aqui o cineasta trata de valores que lhe são caros, como a memória e as lembranças, assim como perdas e a resignação ao longo da vida.

Sem se diferenciar muito de outras obras do cineasta, O Grande Mestre é também um filme sobre o declínio e sobre frustrações amorosas e emocionais. Em seus passeios pouco delineados pelo espaço/tempo, que abrangem cerca de 30 anos na vida dos personagens, o filme acaba por confundir o espectador muito mais do que seria desejável.

A impressão que fica é de que a existência de Ip Man, apesar de seus talentos inegáveis, foi repleta de poucos altos e muitos baixos. Mas até mesmo isso não fica tão claro e interessa pouco ao público, já que o roteiro visita longamente outras narrativas paralelas, a mais presente sendo a da vingança de Gong Er contra Ma San (Zhang Jin), vilão caricato, traidor de seu clã e assassino do pai da moça.

o_grande_mestre3O talento de Kar-Wai se faz notar mesmo na espetacular coreografia das cenas de luta, entre as quais têm destaque a batalha de um homem contra um exército debaixo da chuva torrencial e a “luta da precisão” entre Ip Man e Gong Er, cujo objetivo é deixar intactos os móveisde uma sala durante a contenda. A belíssima fotografia, destacada por cores fortes e escuras, é outro ponto alto do longa.

Porém, apesar do apuro visual, o que decepciona em O Grande Mestre é mesmo a trama, que falha ao tentar emprestar grande interesse à figura de seu protagonista, constantemente ofuscado por personagens coadjuvantes. Ao final resta uma questão. Mesmo que tudo visto na tela tenha um fundo de verdade (algo difícil de acreditar), até que ponto valia a pena contar essa história?

Cotação-3-5O Grande Mestre - poster nacionalO Grande Mestre (Yi Dai Zong Shi)

Direção: Wong Kar Wai

Roteiro: Wong Kar Wai, Jingzhi Zou e Haofeng Xu, baseado na história de Wong Kar Wai

Elenco: Tony Chiu Wai Leung, Cung Le, Qingxiang Wang, Elvis Tsui, Hye-kyo Song, Chia Yung Liu, Chiu Yee Tsang, Hoi-Pang Lo, Shun Lau, Xiaofei Zhou, Mancheng Wang, Ting Yip Ng, Man Keung Cho, Tony Ling, Tielong Shang, Ziyi Zhang, Kai Sui Hung, Darren Leung, Meng Lo, Huiwen Li, Benshan Zhao, Chen Chang, Chunxiong Yin, Xiao Shen-Yang, Han Tong, Ni Haifeng, Shilin Xiao, Gen Peng, Yixuan Wu, Woo-ping Yuen, Macy Chan, Wenfei Chen, Yan Chen, Yijing Chen, Julian Cheung, Manyu Cui, Jingbao Ding, Minglai Fan, Wenting He, Xun He, Jeana Ho, Chiu Lam Ko, To-hoi Kong, Yingzhi Kong, Yee Man Lee, Jeanette Leung, Chunfen Li, Ruipeng Li, Sisi Li, Libing Lin, Ke Liu, Ping Liu, Qi Man, Meixin, Qiong Ning,Yuxin Pei, Xinyu Ren, Ping Lam Siu, Xiangling Wang, Huanhuan Wei.

Gênero: Ação/Drama

Duração: 130 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s