Hoje Eu Quero Voltar Sozinho | Crítica

hoje_eu_quero_voltar_sozinhoHoje Eu Quero Voltar Sozinho começa com uma conversa à beira da piscina entre Leonardo (Guilherme Lobo) e Giovana (Tess Amorim), estudantes e melhores amigos. Entediados, confessam um ao outro sua constante preguiça e suas frustrações no amor. Giovana questiona o amigo sobre sua total falta de interesse em dar o primeiro beijo em uma menina.

Poucas pessoas vão a uma sessão do filme sem saber que ele tem temática homossexual e, por isso, não é nenhuma surpresa que Leonardo acabe demonstrando interesse por outro garoto durante a projeção. Entretanto, sua relação com Gabriel (Fábio Audi) em alguns momentos nem representa o mais interessante que a trama tem para mostrar.

O personagem de Leonardo é cego e isso faz com que entre em repetidos confrontos com o mundo ao redor. Ele sente que não lhe é permitido viver uma vida semelhante à de outros garotos, já que seus pais superprotetores e as próprias complicações trazidas pela cegueira (assim como o preconceito muitas vezes tão bem camuflado nas ações das outras pessoas que nem elas o percebem) sempre constituirão uma barreira em torno dele, o que faz com que pense que é diferente e anormal.

hoje_eu_quero_voltar_sozinho2E não tem jeito. Até mesmo os melhores amigos cometem gafes ocasionais com sua falta de visão. Assistir a um filme ao lado de Gabriel é um exercício de constante curiosidade, que precisa ser respondida por curtos relatos do que acontece na tela. Nesse caso, a visão só pode ser substituída pelas palavras e sons. Fazer uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos se torna uma missão quase impossível, ainda mais com uma mãe que usa qualquer pequeno incidente do dia a dia para lembrá-lo de sua inaptidão frente à vida, em compreensíveis tentativas de colocá-lo eternamente debaixo de suas asas.

Nesse contexto, Gabriel é não apenas um interesse amoroso mas uma possibilidade de fuga em direção a uma existência mais normal e menos solitária. O personagem, muito bem construído em tela, é um tipo bacana e sempre de bom humor cuja personalidade sofre uma interessante reviravolta, quando descobrimos que sua aparente tentativa de esconder a homossexualidade era na verdade uma oculta timidez.

Giovana é outra personagem interessantíssima, que, ao mesmo tempo em que aprisiona Leonardo ao seu lado, usando-o como uma maneira de preencher a própria solidão e alheamento, tem uma amizade genuína pelo garoto, sendo incapaz de vê-lo sofrer. Amizade que por vezes tem toques de paixão mal resolvida.

hoje_eu_quero_voltar_sozinho3O trio de protagonistas é tão interessante que acabamos por nos decepcionar com a obviedade da dupla de clássicos bullies, que parecem ter sido colocados em tela apenas para justificar parte do desgosto de Leonardo com a vida. Esse aspecto foi um dos piores acréscimos à narrativa de Eu Não Quero Voltar Sozinho, curta-metragem dirigido por Daniel Ribeiro e fonte de inspiração para o filme, também do cineasta.

Pode ser por que o protagonista leva meu nome ou ainda por que meus tempos de escola e intrigas adolescentes não estejam assim tão distantes. O fato é que foi difícil não me envolver com a narrativa ou não me ver no lugar de Leonardo, embora eu não seja cego ou homossexual. Talvez esses conflitos sejam tão simplesmente humanos que afetam todo mundo de maneira muito parecida.

De qualquer forma, bateu uma nostalgia do tempo em que uma escolha de grupos para o trabalho de história representava tanta coisa, podendo inclusive criar novas amizades, enfraquecer antigas, definir de quem a gente gostava, quem gostava da gente e quem queria ficar com quem.

Cotação-4-5Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - posterHoje Eu Quero Voltar Sozinho (idem)

Direção: Daniel Ribeiro

Roteiro: Daniel Ribeiro

Elenco: Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Selma Egrei, Eucir de Souza, Isabela Guasco, Júlio Machado, Victor Filgueiras, Lúcia Romano, Naruna Costa.

Gênero: Comédia/Drama/Romance

Duração: 95 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s