Believe S01E05 – White Noise | Review

believe5_1Em White Noise, Believe finalmente teve a coragem de largar sua estrutura engessada e investir em uma história um pouco mais dinâmica e imprevisível. O resultado, como era de se esperar, foi o melhor episódio da série até o momento, demonstrando que a história não é necessariamente ruim desde que o roteiro saiba como explorar seus pontos fortes.

A trama desta vez se passa na Filadélfia, onde Bo e Tate conseguem afinal descansar um pouco em um esconderijo efetivamente seguro. Porém, a dupla acaba enfrentando riscos para defender o blogueiro Ben (Ebon Moss Rachbach) e sua esposa Taryn (Alexia Rasmussen), que está grávida. Isso porque ele publicou em seu blog uma matéria vazada por um informante anônimo vindo de dentro do serviço de inteligência comandado por Skouras. Ben, é claro, foi escolhido por ser um dos poucos desesperados o suficiente (“Você é um blogueiro. Você é um falso jornalista.”) para acreditar na história e decidir investigá-la a fundo.

Uma das melhores coisas sobre o episódio é que nele a narrativa perde um pouco de seu característico maniqueísmo, passando a dotar personagens como Winter, Tate e a própria Bo com a capacidade de ter ações moralmente condenáveis ou duvidosas. Ao invés de afastar o telespectador da trama, a decisão nos aproxima dos personagens, que demonstram muito mais humanidade ao serem suscetíveis a erros.

Believe - Season 1O grupo é perseguido pelos comparsas de Skouras, que desta vez têm Joshua (Rob Morgan), um habilidoso telepata, como grande aliado. E é através dele que Believe consegue causar pela primeira vez uma real tensão em relação ao destino de seus protagonistas e dos inevitáveis “casos da semana”.

White Noise é até mesmo filmado com maior competência do que o histórico da série demonstrou. O diretor Jonas Pate investe em planos-sequência que funcionam e emprestam urgência à ação, lembrando inclusive a impressionante cena de abertura do episódio piloto, lindamente filmada por Alfonso Cuarón.

Embora longe de ser um grande episódio, White Noise revela uma insuspeita capacidade de recuperação da série, que vinha funcionando apenas no piloto automático de sua repetitiva estrutura narrativa. Ele aponta para os caminhos que essa trama poderia percorrer e que, por incrível que pareça, têm a capacidade de entreter e maravilhar.

Believe - Season 1Não, ainda não é a série dos sonhos de ninguém e não chega a corresponder às expectativas iniciais geradas por Believe e todos os profissionais envolvidos com sua produção. Mas estou realmente feliz por descobrir que há uma salvação, uma bem-vinda luz no final do túnel. Desde que semana que vem não sejamos novamente introduzidos à mesma monótona ladainha dos capítulos anteriores.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s