O Grande Herói | Crítica

o_grande_heroiDurante o discurso do soldado da marinha Shane Patton (Alexander Ludwig) para ser aceito como um membro ativo de sua corporação, o espectador vai perceber pela primeira vez que O Grande Herói é um filme feito por americanos e para o público americano. Um público que necessita da constante reafirmação da importância de seus militares e do trabalho que é feito por suas tropas em outros países. Vez por outra, eles precisam ouvir que nada foi em vão, que vidas foram dadas em troca de um ideal e de paz para outros povos.

Essa é uma das coisas que podem afastar plateias estrangeiras do material, mas não deveria. Se ignorado esse obstáculo para a apreciação do filme (que é muito menos irritante aqui do que, por exemplo, no péssimo Caçadores de Obras-Primas), você ainda assim terá um longa tenso e visceral, que não poupa seus protagonistas do cenário verdadeiramente infernal de um campo de batalha.

Baseado na real Operação Red Wings, cujo objetivo era eliminar uma milícia regional em território afegão, o filme conta os dissabores de quatro militares enviados para fazer o reconhecimento do local onde a operação aconteceria. Devido a um acaso infeliz, o grupo acabou cercado por uma numerosa unidade talibã liderada por Ahmad Shah, alvo principal da operação.

o_grande_heroi2A partir desse momento, Marcus Luttrell (Mark Wahberg), Michael P. Murphy (Taylor Kitsch), Danny Dietz (Emile Hirsch) e Matthew “Axe” Axelson (Ben Foster) passam a comer o pão que o diabo amassou. A batalha é um verdadeiro massacre, que resulta em múltiplos ferimentos a bala em cada um deles, explosões, repetidas quedas de grandes alturas na tentativa de fugir dos ataques e até a sangrenta perda de alguns membros.

O cineasta Peter Berg, que não é exatamente conhecido por dirigir grandes obras-primas, aqui consegue manter um ritmo excelente em cenas de ação que nunca perdem seu senso de urgência. Em dado momento, você começa a se perguntar como aquelas pessoas podem continuar lutando no estado em que estão. E apesar de todo o marketing do filme, que ressalta o papel heroico desses combatentes, a resposta é muito mais simples. É a necessidade de sobrevivência que os obriga a seguir adiante.

Aliás, a forma como esses homens se portam em ação é um motivo muito mais fácil e honesto de simpatizar e torcer por eles do que a óbvia necessidade de mostrar o quanto todos  são homens de família e companheiros leais. Mesmo porque o roteiro toma um caminho mais sombrio ao mostrar que alguns desses heróis não hesitariam em matar uma criança e um idoso que estavam no caminho de sua missão.

Lone SurvivorPara quem não conhecia a história dessa batalha específica (imagino que a grande maioria dos cidadãos não-americanos, como eu), o título em inglês pode ser um grande spoiler. Entretanto, o maior prazer de O Grande Herói não é saber o desenrolar da batalha, mas passar a conhecer um pouco de cada um desses personagens apenas através de suas ações ao enfrentar a morte iminente. Ainda que em seus últimos momentos o filme se torne a propaganda bélica na qual vinha evitando se transformar desde o início.

Cotação-3-5O Grande Herói - poster nacionalO Grande Herói (Lone Survivor)

Direção: Peter Berg

Roteiro: Peter Berg, baseado em livro de Marcus Luttrell e Patrick Robinson

Elenco: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster, Yousuf Azami, Ali Suliman, Eric Bana, Alexander Ludwig, Rich Ting, Dan Bilzerian, Jerry Ferrara, Rick Vargas, Scott Elrod, Gregory Rockwood, Ryan Kay, Patrick Griffin, Josh Berry, Eric Steinig, David Shepard, Justin Tade, Sterling Jones, Jason Riggins, Matthew Page, Johnny Bautista, Sammy Sheik, Nicholas Patel, Daniel Arroyo, Zarin Rahimi, Rohan Chand, Anthony McKenzie, Brian Call, Ishmael Antonio, Samuel Cloud, Perparim ‘Peter’ Bici, Henry Penzi, Robert Loerke, Kurt Carlson, Daniel Fulcoly, Michael P. Herrmann, Paul Craig, Zabiullah Mirzai, John Hocker, Robert H. Doudell, Edmund Blanchet, Jim Cusic, Mikael Ayele, Todd Bethke, Rowdy Brown, Nicoletta Chapman, Scott Esquibel.

Gênero: Ação/Drama/Guerra

Duração: 121 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s