Aposta Máxima | Crítica

apostamaxima002

O pior tipo de filme para se escrever é o de qualidade mediana. Aquele que não lhe desperta amor nem tampouco ódio, apenas a pura indiferença. Aposta Máxima se encaixa nesta categoria. Apesar de ser um entretenimento eficiente, sua trama e seus personagens são completamente esquecíveis, reduzindo o filme a mero enlatado que pouco tem a oferecer mais do que qualquer outro similar do gênero.

Comandada com relativa competência por Brad Furman, o maior pecado da direção do filme está na opção por não correr nenhum risco. Assim, as tomadas de baixo para cima enfocando o rosto deslumbrado do protagonista enquanto o rodeia em meio aquele ambiente de ostentação até que funcionam, mas não saem do clichê. Idem para a estratégia fotográfica de gradualmente escurecer e “sujar” o filme, servindo não apenas para caracterizar as locações mais humildes da Costa Rica, em contraste com os ambientes luxuosos do início, mas também a degradação moral cada vez mais evidente aos olhos do personagem. Outra tática manjada do diretor está em filmar sequências de ação e perseguição com a câmera na mão sendo movimentada freneticamente. Enfatizo: funciona, mas já vimos isso antes.

apostamaxima003

Justin Timberlake, cada vez mais à vontade com a atuação, não faz feio no papel do protagonista. Sua composição é competente tanto ao retratar o fascínio que aquele mundo desperta em Richie quanto em relação à sua própria inteligência em lidar com o jogo – algo primordial para que compremos o modo como ele consegue o emprego junto ao vilão Ivan Block (Ben Affleck). Sendo atrapalhado por uma desnecessária narração em off (sempre subestimando o público ao enfatizar o óbvio), a atuação de Timberlake mesmo assim consegue ser consistente para segurar o filme.

Já Gemma Arterton surge como o elo mais fraco do elenco. Encarnando sua personagem com uma ambiguidade exagerada, Artenton jamais consegue nos fazer acreditar nas motivações de Rebecca, tornando seu romance/aliança com Richie inócuo demais para os propósitos do filme. Fechando o trio principal, Ben Affleck cria um vilão que impõe presença desde o primeiro momento em que aparece, e se eventualmente seu personagem é enfraquecido isso se deve mais ao andamento do filme do que por sua composição.apostamaxima001

O que nos traz ao grande revés de Aposta Máxima. Depois de estabelecer sua premissa com exímia segurança, o roteiro acaba se resolvendo de maneira muito rápida da metade para o fim do longa, enfraquecendo assim o desafio que o protagonista deveria superar. Afinal, ao não trazer nenhum imprevisto na execução do plano de fuga de Richie acabamos por questionar a gravidade da situação em que ele se encontrava, ficando a sensação que ele venceu fácil demais.

Desta forma, se toda ambientação feita no início do filme e toda imposição que seu vilão trazia não passava de pura pose, resta ao espectador a impressão de que o caminho percorrido foi irrelevante. A amarga indiferença já citada. O filme não é ruim nem bom, só descartável.Cotação-3-5

 

 

Aposta-Máxima-205x300Aposta Máxima (Runner, Runner)

Direção: Brad Furman

Roteiro: Brian Koppelman e David Levien

Elenco: Justin Timberlake, Ben Affleck, Gemma Arterton, Anthony Mackie, Michael Esper, Oliver Cooper, Christian George, Yul Vazquez, John Heard, James Molina, Louis Lombardi, Vincent Laresca, Bernie O. Ramos Robledo, Sam Palladio, David Costabile, Jordan Beder, Bob Gunton, Ben Schwartz, Dayo Okeniyi, Mike Sampedro, Randall M. Corsi, Clifford Myatt, Laura Aleman, Doug Weinberg, Margarita Álvarez, Carlos M. Gonzalez, Hugh Scott, Nayka M. Vallejo, Carlos Sanz, Sam Upton, Dalissa Nevarez, Yessenia Monge, Sandha Khin, Phil Laak, Antonio Esfandiari, Deadmau5, David Castro, Efrain Canino Santos, Sam Mendoza, Natasha Lopez Cruz.

Gênero: Drama/Policial/Suspense

Duração: 91 minutos

Assista AQUI ao trailer legendado de Aposta Máxima

Curta a fanpage do bom Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s