Franz Ferdinand – Right Thoughts, Right Words, Right Action | Crítica

FF_Mailer_banner_600 Foi um longo período de descanso para a banda escocesa Franz Ferdinand, que lançou seu quarto álbum intitulado Right Thoughts, Right Words, Right Action no final de agosto desse ano. É o primeiro CD da banda em quatro anos. A pausa, no entanto, não os deixou enferrujados, pelo contrário, as músicas estão repletas da sonoridade indie característica da banda, o que provavelmente torna Right Thoughts o melhor trabalho do quarteto desde o álbum de estréia em 2004.

O álbum consegue ser bem sucedido ao misturar ritmos e temas diferentes e de alguma forma arrumar uma maneira de tornar isso harmônico para quem ouve. Assim, algumas músicas são um pouco mais rápidas, como Right Action, Bullets e Love Illumination; outras são as comuns baladas, a exemplo de Fresh Strawberries e Goodbye Lovers & Friends; e há ainda aquelas que servem como meio de transição entre estas, como Evil Eye e Stand on the Horizon.

Sem se preocupar tanto em ser inovador, o que poderia gerar um fracassado disco experimental, Right Thoughts representa a banda voltando às suas origens. Como disse o próprio vocalista Alex Kapranos, eles queriam “soar mais como o Franz Ferdinand”. Essa decisão poderia parecer um tiro no pé, já que muitos poderiam achar ser mais do mesmo, mas na verdade se revela como o grande triunfo do quarto álbum da banda. Aqui podemos perceber que o quarteto escocês ainda tem gás pra se manter como uma das maiores bandas de indie-rock da atualidade, sem precisar apelar pra batidas remixadas apenas para garantir um sucesso comercial nas baladas do mundo.

Acima de tudo, Right Thoughts é um álbum divertido e isso fica claro em diversos momentos nas canções, como em Bullet, desde a batida (que provavelmente você irá acompanhar batendo os pés) até a letras: “While I’m away/ You can let the mouse go down on you/ Let the mouse do what I’d do/ If I was there/ But you’d better explain/ That I have vendetta in my narrow bones /And a vindictive eye / Of my jealousy I have no control”; ou ainda em Treason!Animals, quando Kaprano canta “I’m in love with a narcissist – I know for the mirror told me”.

A diversidade citada no início não se limita apenas ao ritmo, mas igualmente aos temas tratados, que sim, ainda tratam de sexo, como músicas anteriores da banda, mas que também passeiam por assuntos como a mortalidade, como é o caso de The Universe Expanded: “When the universe has expanded / Time will contract / You’ll come back / I’ll meet you coming backwards / Next time”.

Entretanto, a música mais profunda e carregada de sentimento desse lançamento talvez seja Fresh Strawberriesque aborda de maneira sutil a transitoriedade da vida (We are fresh strawberries ) e mesmo sobre religião (So wouldn’t it be easy with / Something to believe in / That could give us more). O álbum ainda possui uma espécie de “lado B” em sua versão deluxe, que traz as músicas do álbum em versões ao vivo, gravadas no Konk Studios em Londres, acrescidas de algumas músicas já conhecidas da banda como Do You Want To, Ulysses e No You Girls.

A música que encerra o disco, Goodbye Lovers & Friends não poderia ser mais emblemática. Primeiro por começar sem enrolações: “Don’t play pop music / You know I hate pop music / Just sing amazing godless grace”; e segundo por trazer uma ideia de despedida (que espero sinceramente seja uma despedida do álbum e não da banda) “Goodbye lovers and friends / You can laugh as if / We’re still together /But this really is the end”.

Cotação-4-5

Right Thoughts, Right Words, Right Action
Data de Lançamento:
26 de Agosto de 2013
Gravado: 2013
Gênero: Indie rock, dance punk, new wave
Duração: Disco Simples (35:04) Disco Duplo (1:22:12)
Produção: Joe Goddard, Prince House Rabbit, Alexis Taylor, Todd Terje, Björn Yttling Tracklist:
1. Right Action
2. Evil Eye
3. Love Illumination
4. Stand on the Horizon
5. Fresh Strawberries
6. Bullet
7. Treason! Animals.
8. The Universe Expanded
9. Brief Encounters
10. Goodbye Lovers & Friends

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s