Dose Dupla | Crítica

dose-dupla-001

Bobby (Denzel Washington) é um agente da DEA que se infiltra no mundo do narcotráfico mexicano com o objetivo de capturar o grande figurão Papi Greco (Edward James Olmos). Para tal ele deve se aliar a Stig (Mark Wahlberg), um excelente (e mulherengo) atirador que logo sugere a ideia de roubar o banco onde se encontra o dinheiro do chefão. O que Bobby não sabe é que Stig também é um infiltrado, sendo na verdade um membro da inteligência da marinha, e que o tal dinheiro do banco não é bem de quem eles pensam que é.

Adaptação dos quadrinhos de Steven Grant (que conta com desenhos do brasileiro Mateus Santolouco), que não li, este Dose Dupla (2 Guns)se revela uma excelente surpresa. Apostando numa fórmula leve e despretensiosa o filme funciona como um divertido policial, ainda que apresentando alguns problemas, sobretudo no que se refere à sua história desnecessariamente complexa. Muito disso se deve à boa química da dupla protagonista que, como o próprio título aponta, é a alma do projeto.

dose-dupla-003

Apresentando uma direção bastante segura, o islandês Baltasar Kormákur estabelece logo na sequência inicial o tom cômico que permeará todo o filme, onde a dupla acaba explodindo uma lanchonete por um motivo completamente esdrúxulo. Explorando de maneira eficiente as quebras de expectativa logo no início quando se revelam respectivamente os disfarces de Bobby e Stig, o diretor também é feliz ao filmar ação com exímia competência, jamais deixando o espectador perdido mesmo quando a adrenalina está nos ares – como comprova a sequência de invasão a uma base da marinha.

E se por um lado o bom ritmo distrai e as ótimas piadas mostram que afinal esse filme não é para ser levado a sério, por outro não há como ignorar a fragilidade do roteiro. Contando com uma narrativa exageradamente inchada o longa acaba se perdendo na grande conspiração que procura usar como reviravolta, estabelecendo no processo nada menos do que TRÊS antagonistas. Retrato maior desse aspecto é Deb (Paula Patton), que assume um caráter tão ambíguo e contraditório que o filme se esforça para que nós nos importemos com seu destino, mesmo depois de ter ficado claro que ela fazia parte do complô contra os mocinhos. Aliás, analisadas em retrospecto as atitudes desta personagem simplesmente não fazem o menor sentido.

dose-dupla-004

Felizmente o longa pôde contar com dois atores talentosos e à vontade em seus papéis para garantir seu sucesso. E ainda que Denzel Washington ocupe um lugar de pouco maior destaque que seu companheiro de cena, oferecendo sua habitual caracterização de olhar forte e expressão compenetrada (aqui ele até se solta mais sorrisos uma vez ou outra), o fato é que a descontração que o subestimado Mark Wahlberg traz para seu personagem é o que realmente chama a atenção. Com jeito malandro e companheirismo inquestionável, Stig distribui carisma e rouba o filme do início ao fim, conquistando com isso a amizade não apenas de Bobby, mas de todo o público.

Ao final, Dose Dupla se revela como entretenimento puramente descartável e completamente esquecível.

Mas quem falou que isso é ruim?Cotação-4-5

 

Dose-Dupla-204x300Dose Dupla (2 Guns)

Direção: Baltasar Kormákur

Roteiro: Blake Masters, baseado na graphic novel de Steven Grant

Elenco: Denzel Washington, Mark Wahlberg, Paula Patton, Bill Paxton, Fred Ward, James Marsden, Edward James Olmos, Robert John Burke, Greg Sproles, Patrick Fischler, Edgar Arreola, Derek Solorsano, Kyle Russell Clements, Christopher Matthew Cooke, Tim Bell, Tait Fletcher, Jesus Jr., Azure Parsons, John McConnell, Jack Landry, Ritchie Montgomery, Amby Childers, Robert Larriviere, Lucy Faust, George Wilson, Yohance Myles, Evie Thompson, Samuel Baca-Garcia, Michael Beasley, Christopher Dempsey, Bill Stinchcomb, Mark Adam, David Kency, Gilbert Rosales, Peter Gabb, Jason Kirkpatrick, Tony Sanford, Lucky Johnson, Lindsey G. Smith, Lindsey Gort.

Gênero: Ação/Comédia

Duração: 109 minutos

Assista AQUI ao trailer legendado de Dose Dupla

Curta a fanpage do bom Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s