Os Smurfs 2 | Crítica

THE-SMURFS-2-002

Em 2011 foi lançado no cinema Os Smurfs, adaptação dos quadrinhos dos famosos gnominhos azuis criados pelo ilustrador belga Peyo em 1958. Formulaico e superficial ao extremo, mas ainda assim engraçadinho o suficiente para atrair o público, o filme usava uma história batida como desculpas para destrinchar piadinhas e gags infantis que certamente ganharam o coração dos pequenos. Assim, não é de se espantar o fato deste ter ganho uma sequência que chega agora aos cinemas.

E apesar de existir uma clara evolução em relação ao original, Os Smurfs 2 ainda não consegue se desvencilhar dos principais defeitos do primeiro filme. Permanecem a história formulaica, as gags bestas que deveriam ter alguma graça e a superficialidade de alguns personagens, que claramente só estão no filme para fazer número. Por outro lado, o longa é feliz ao se aprofundar naquele universo, utilizando como argumento principal o passado de Smurfette. Surgindo com uma crise de identidade e um receio de não pertencer à família Smurf por conta de sua origem diferente, a única menina do bando assume o posto de protagonista e consegue fugir dos traços unidimensionais que caraterizam os demais.THE-SMURFS-2-003

Também, levando-se em conta personagens que são batizados pelas suas principais (e únicas) características não era de se esperar que os Smurfs fossem assumir caráter tridimensional, e mesmo que a temática do primeiro filme tenha frisado Desastrado superando sua tendência a causar acidentes para ajudar a equipe, aqui ele volta a ser o mesmo estabanado de antes, sendo acompanhado com piadinhas infames de um Ranzinza que sem mais nem menos resolve ser “otimista” e das afetações caricatas de Vaidoso, em piadas um tanto pejorativas demais numa época que se fala tanto contra a homofobia. Ao menos Papai Smurf comove com sua preocupação paterna e os Danadinhos Vexy e Hackus roubam o filme, uma passando pelo clichê da vilã que aprende o valor do amor e o outro apenas sendo divertidamente estúpido.

 Da parte dos humanos, é completamente forçado e mesmo constrangedor o arco que envolve o relacionamento entre Patrick (Neil Patrick Harris, astro de How I Met Your Mother) e Victor (Brendan Gleeson, que imagino que tenha pedido por vergonha  para ser substituído por um pato em 70% de suas cenas). Basta dizer que a única razão mostrada pelo filme para justificar a antipatia do rapaz pelo padrasto, que sempre o trata com o maior carinho, é um… papagaio. E se Jayman Mays e Jacob Tremblay fazem pouco mais que figuração, o grande destaque fica mesmo por conta do vilão Gargamel de Hank Azaria. Mostrando estar se divertindo extremamente com o personagem, Azaria não se furta em se entregar ao gestual exagerado e  característico de desenhos animados, se saindo extremamente bem com isso. Não à toa me vi torcendo pelo bruxo e concordando que o “lá lá lá lá lá lá” da musiquinha é mesmo irritante.THE-SMURFS-2-004-630x327

Mas nem tudo são trevas em Os Smurfs 2. Permeando toda a fraqueza da trama podemos encontrar sacadas realmente interessantes, como as piadas envolvendo apetrechos modernos. É lógico que repeti-las à exaustão fazem perdê-la um pouco da graça, mas não deixa de ser divertido ver Gargamel descobrindo como se utilizar um tablet ou dizendo para seu gato Azrael ir ver seu facebook. Indo também na contramão de produções recentes, a direção de Raja Gosnell encontra tomadas onde o uso do 3D se torna pertinente, como na sequência de voo em cima de gansos. Há que se considerar também a visível evolução dos efeitos visuais, que retratam as diminutas criaturas com uma perfeição ainda maior que a do original.

Completamente descartável, mas ainda assim minimamente divertido, Os Smurfs 2 consegue não ser um desastre completo e certamente divertirá os pequenos tanto quanto o primeiro. O que me leva a crer que não ficaremos livres dos gnominhos azuis tão cedo. Esperemos que os próximos filmes não partam da mesma premissa de que apenas por ser de cunho infantil eles não precisam de maior elaboração.

Afinal a Pixar já derrubou essa ideia faz tempo.Cotação-2-5

Os-Smurfs-2-204x300

Os Smurfs 2 (The Smurfs 2)

 

Direção: Raja Gosnell

Roteiro: J. David Stern, David N. Weiss, Jay Scherick, David Ronn e Karey Kirkpatrick, baseado nos personagens criados por Peyo

Elenco: Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Brendan Gleeson, Jayma Mays, Jacob Tremblay, Nancy O’Dell, Karim Babin, Gaston Morrison, Jocelyn Blanchard, Erika Rosenbaum, Carolina Bartczak, James A. Woods, Henri Pardo, Vanessa Matsui, Dusan Dukic, Ruth Chiang, Andy Quesnel, Mylène Dinh-Robic, Martin-Guy Bélanger, Robert Reynaert, Patrick Sabongui, Martin St-Antoine, Patrick Baby, Joshua Spreekmeester, Bruno Paviot, Sylvain Quimene, Gaelle Herisson Pietri, Janicke Askevold, Beatrice Rosen, Mathilde Snodgrass, Mr. Krinkle, Hank, Katy Perry, Christina Ricci, Jonathan Winters, J.B. Smoove, George Lopez, Anton Yelchin, John Oliver, Frank Welker, Tom Kane, Fred Armisen, Jeff Foxworthy, Alan Cumming, Gary Basaraba, Adam Wylie, Joel McCrary, Kenan Thompson, Kevin Lee, Paul Reubens.

Gênero: Animação/Comédia

Duração: 105 minutos

Assista AQUI ao trailer dublado de Os Smurfs 2

Curta a fanpage do bom Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s