Universidade Monstros | Crítica

Monsters-University3

Enquanto você espera que Universidade Monstros comece, outro ótimo curta produzido pela Disney preenche o tempo de tela. Não é tão bom quanto O Avião de Papel, que ganhou o Oscar do ano passado, mas ainda assim apresenta um belíssimo uso de animação misturado a filmagens de locais e pessoas reais. Ainda me surpreende o fato de a produtora conseguir manter o excelente nível desses pequenos filmes.

Agora falando sobre o filme maior (pelo menos em duração) em questão, Universidade Monstros narra a história dos companheiros de sustos Mike (Billy Crystal) e Sulley (John Goodman) em seus tempos de universidade. O protagonista é Mike, que é mostrado como um personagem complexado por ser muito pequeno e pouco assustador. Na universidade, ambos se encontram e logo se tornam grandes rivais.

O filme é inteligente ao ressaltar o que separa os dois. Mike é esperto e aplicado, enquanto Sulley é naturalmente aterrorizante, embora não se interesse pelos rigorosos preceitos da universidade. Fica bem claro que o filme busca atingir uma faixa etária mais baixa, de crianças entre 5 e 10 anos, principalmente pela falta de conflitos ou situações fortes e por toda a ingenuidade da história.

Monsters-University

A grande maioria das inocentes piadas, colocadas uma atrás da outra, funciona muito bem. De fato, Universidade Monstros é praticamente uma comédia, tal é a quantidade de pequenos e grandes momentos humorísticos mostrados. Ao menos, é uma boa comédia.

Aqui faz alguma falta a presença de um elemento mais humano, como a garotinha Bu no primeiro filme. Também não existe nenhum grande antagonista, o que não é necessariamente uma falha, já que os grandes inimigos estão nos complexos de Mike, que não é aterrorizante, e Sullivan, que precisa se sair à altura do pai, um famoso e importante assustador de crianças.

O 3D é totalmente desnecessário e quase não se nota ao longo do filme. Visualmente, não há muita diferença em relação a Monstros S/A. Na verdade, uma das grandes diversões de Universidade Monstros é ir descobrindo as muitas referências ao filme anterior. As matérias de ensino de sustos e outras características referentes ao universo dos monstros são um ponto alto, representadas com muita criatividade.

Monsters-University2

O longa apresenta em alguns detalhes uma maturidade surpreendente. O que o personagem Mike entende ao final tem algo a ver com a própria construção cinematográfica do medo, que é um dos focos do primeiro e agora deste segundo filme. Um bom longa de terror não pode ser formado apenas em cima de alguma criatura medonha que ruge para a tela. Não importa o quanto o bicho seja feio.

É preciso contexto. A boneca assustadora que passa andando. A cortina que se mexe. A sombra que você percebe se movendo pelo canto do olho. O som de fricção que se ouve quando alguém arranha a parede e você não está vendo. Tudo isso aumenta a força do terror e torna ainda mais ameaçadora a figura do monstro que surge rugindo.

Essa compreensão faz de Mike não apenas o personagem mais ameaçador, como o mais inteligente e o principal da trama. E, surpreendentemente, esta sequência se torna mais espirituosa e engraçada do que o primeiro filme. Só não é melhor porque peca pelo lado emocional, mas o resultado está longe de desapontar.

Cotação-3-5

Universidade Monstros (MMonsters-Universitposteronsters University)

Direção: Dan Scanlon

Roteiro: Robert L. Baird, Daniel Gerson e Dan Scanlon

Elenco: Billy Cristal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Peter Sohn, Joel Murray, Sean Hayes, Dave Foley, Charlie Day, Alfred Molina, Tyler Labine, Nathan Fillion, Aubrey Plaza, Bobby Moynihan, Noah Johnson, Julia Sweeney, Bonnie Hunt, John Krasinski, Bill Hader, Beth Behrs, Bob Peterson, John Ratzenberger, Jeff Pidgeon, April Winchell, Alec Medlock, Frank Oz, Frank Welker.

Gênero: Animação/Aventura/Comédia

Duração: 110 minutos

Assista AQUI ao trailer dublado de Universidade Monstros

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s