10 filmes para assistir no Dia dos Namorados

Ah, o amor!

Aquele friozinho na barriga dos primeiros encontros, as flores, os bombos, os beijinhos safadinhos. Namorar é muito bom, e melhor ainda é ir ao cinema com a pessoa que se ama. Não há nada mais cinematográfico do que o amor.

E para celebrar esse dia preparamos uma singela listinha de 10 filmes para se assistir no dia dos namorados.

Pegue sua pipoquinha, se enfie debaixo das cobertas juntinho com seu amor e curta!

10 – Wall-E (idem, Andrew Stanton, 2008)

namorados wall e

Sinopse: Num futuro distante, um pequeno robô coletor de resíduos inadvertidamente embarca em uma jornada espacial que vai decidir o destino da humanidade.

Por que está no top? Em 2008 a Pixar ousou misturar Disney, Kubrick e Chaplin numa fabulosa animação que nos entregou um de seus mais doces protagonistas. Afinal tudo o que move o robozinho Wall-E em direção à salvação da humanidade é simplesmente o puro amor por Eve. Passando por todo tipo de apuro a bordo da nave Axiom, Wall-E não parece ter muita ideia do que está acontecendo ao seu redor, apenas se importando em conseguir a atenção de sua amada e finalmente poder viver uma experiência de afeto como retratada no musical Alô Dolly. E não existe coisa mais linda do que a sequência onde o casal de robôs dança pelo espaço…

9 – As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, Clint Eastwood, 1995)

namorados madison

Sinopse: Após a morte de Francesca, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo Robert quando o resto da família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

Por que está no top? Quatro dias…em apenas quatro dias você é capaz de se apaixonar e viver esse amor intensamente, e talvez a interrupção dessa história de amor, mesmo que cause sofrimento, seja boa, pois apenas bons momentos ficarão na memória, afinal não houve desgaste, rotina, fim. A história fica para sempre. Quem já viveu um amor temporal, tenha sido quatro dias, um período de férias ou três meses, se emociona ainda mais com esse delicado romance.

8 – Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill, Roger Michell, 1999)

namorados notting hill

Sinopse: O pacato dono de uma livraria recebe em sua loja uma cliente especial, uma estrela de cinema americana. Eles acabam se encontrando outras vezes e desenvolvendo um relacionamento que evidencia os mundos diferentes em que vivem.

Por que está no top? Hugh Grant é figurinha carimbada de comédias românticas, e não existe filme melhor do que o aclamado Um Lugar Chamado Notting Hill, que aproveitava da iconicidade de Julia Roberts à época para retratar uma singela história de amor entre uma estrela de cinema e um pacato dono de livraria. O romance transborda por todo o filme, hoje já um quase clássico. E como não se emocionar com a linda canção She, de Elvis Costello?

7 – Simplesmente Amor (Love Actually, Richard Curtis, 2003)

namorados simplesmente amor

Sinopse: Sete histórias diferentes, com pessoas diferentes e em lugares diferentes onde a única coisa em comum é o amor. Das agruras de se estar apaixonado às desconfianças do amor desgastado, todas as histórias giram em torno de um mesmo sentimento.

Por que está no top? Só o óbvio título já seria açucarado o suficiente para credenciar essa comédia romântico no top, mas o fato de todas as histórias serem igualmente bonitas e por ser extremamente difícil escolher apenas uma delas é que o filme também merece destaque. Desde a criança com sua primeira paixão até o primeiro ministro britânico apaixonado pela secretária, passando pelas declarações ditas sem timidez porque os apaixonados não falam o mesmo idioma e pelo sujeito que é apaixonado pela noiva do melhor amigo (e aqui temos uma das mais lindas declarações de amor), ou simplesmente o amor de uma irmã que toma conta do irmão. Pela variedade de formas de amor nele colocadas que inspira e se reconhece que Simplesmente Amor está no top.

6 – Ghost: Do Outro Lado da Vida (Ghost, Jerry Zucker, 1990)

namorados ghost

Sinopse: Sam e Molly acabaram de se mudar para um novo apartamento e estão prontos para viver uma vida a dois. No entanto, durante um assalto ele morre. Seu fantasma se recusa a ir embora e fica ao lado da amada, principalmente depois que descobre que ela pode estar correndo risco ao se envolver em uma perigosa trama.

Por que está no top? Se o amor é a força mais poderosa do mundo em Ghost ele se mostra ainda mais poderoso, mais forte do que o fim. Mesmo do outro lado da vida o sentimento de Sam e Molly permanece intacto e capaz de encurtar a distância intransponível da morte. O filme ainda tem a participação hilária e premiada de Whoopi Goldberg. A bilheteria de mais de US$ 500 milhões só comprova o tamanho do sucesso. Garantia de risos e lágrimas ao fim.

5 – O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, Ang Lee, 2005)

namorados brokeback

Sinopse: Dois caubóis são contratados para cuidar de um rebanho bovino no Wyoming. Conforme começam a se conhecer melhor na paisagem praticamente deserta de Brokeback Mountain, descobrem uma grande e proibida paixão. Embora cada um vá viver uma vida de fachada, é nos braços um do outro que eles se encontram e se completam.

Por que está no top? É difícil para o cinema norte-americano tocar em um assunto delicado de forma tão explícita quanto em O Segredo de Brokeback Mountain. Mesmo com proporções trágicas, é a força e intensidade dessa grande história de amor que prevalece sobre os preconceitos e tabus. Um amor tão grande que só aumenta o absurdo de não poder ter sido admitido por toda uma vida.

4 – Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge, Baz Luhrmann, 2001)

namorados moulin rouge

Sinopse: Um poeta chega à luminosa Paris de 1899 e se encanta com a vida boêmia e com o glamouroso bordel Moullin Rouge. Lá ele conhece e se apaixona por Satine, uma cortesã que está prometida a um Duque.

Por que está no top? O amor leva para as nuvens e faz os apaixonados cantarem. O diretor Baz Luhrmann usa esse conceito para fazer um colorido musical com versões de consagradas canções pop, com direito a Madonna, Bowie e U2. A história do casal é tão apaixonante que até mesmo os que torcem o nariz para musicais se rendem ao apelo do filme e sai cantarolando as canções.

3 – Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Michel Gondry, 2004)

Sinopse: Após o término de um relacionamento, Joel e Clementine se submetem a um tratamento experimental onde eles removem as lembranças que tinham um do outro. Mas o amor de Joel faz com que as lembranças de Clementine continuem aparecendo, o que o deixa mais confuso em relação aos seus sentimentos.

Por que está no top? Rapaz conhece garota, rapaz se apaixona pela garota, rapaz tem o coração partido. Inúmeras histórias já trataram desse tema e inúmeras histórias ainda vão tratar, mas o que destaca Brilho Eterno das demais é originalidade com que a história é contada. O texto de Charlie Kaufman e a direção de Michel Gondry se complementam de forma tão perfeita que a elaborada trama do filme se torna um exercício de estilo e estudo de personagens memorável. Sem contar a atuação de Jim Carrey, umas das melhores de sua carreira.

2 – Casablanca (idem, Michael Curtiz, 1942)

casablanca 4

Sinopse: O amargurado dono de bar Rick Blaine (Humphrey Bogart) reencontra um grande amor do passado na cidade de Casablanca, importante ponto para pessoas interessadas em fugir do regime nazista. Agora casada com um revolucionário, Ilsa (Ingrid Bergman) fará de tudo para garantir que o marido consiga escapar das garras do nazismo, mesmo que para isso tenha que sacrificar a própria felicidade.

Por que está no Top? O que uma história de amor eternamente frustrado está fazendo em uma lista de filmes para o Dia dos Namorados? O romantismo do filme sobrevive à amargura de seu protagonista Rick Blane (Humphrey Bogart) e à devoção de Ilsa (Ingrid Bergman) à causa revolucionária. Uma história de amor tão intensa e que nunca conseguiu se completar, acaba deixando marcas muito mais fortes em nosso coração do que um simples “foram felizes para sempre”.

1 – Antes do Amanhecer/Pôr do Sol/ Meia-Noite (Before Sunrise, Before Sunset, Before Midnight, Richard Linklater, 1995, 2004, 2013)

namorados before

Sinopse: Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) se conheceram em um trem que vai para Paris e logo sentiram uma forte paixão um pelo outro. Ao longo dos três filmes, podemos acompanhar a evolução dos personagens e de sua relação, passando da esperança e confiança de quando mais jovens para uma certa apatia e depois ainda a amargura que vem com a idade.

Por que está no top? A grande conquista da trilogia é conseguir transmitir uma realidade e franqueza incríveis, ao mesmo tempo que encanta o público com uma história de amor cativante. O profundo estudo de seus personagens faz com que abracemos suas qualidades e defeitos enquanto eles se abrem um para o outro. São filmes perfeitos para o Dia dos Namorados porque reavivam a confiança no amor verdadeiro e no relacionamento entre um homem e uma mulher sem precisar recorrer a uma trama artificial, fazendo com que nós também nos apaixonemos por Jesse e Céline.

Curtiu? Concorda? Não concorda? Deixe seu comentário😀

Curta a fanpage do bom Cinelogin no Facebook!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s