Game of Thrones S03E06 – The Climb | Review

Game-of-Thrones-S03E06-05Dez episódios por ano é pouco para Game of Thrones. Mal a temporada engatou e já estamos adentrando sua segunda metade. Não à toa este sexto capítulo funciona mais como um prelúdio, preparando o cenário para o derradeiro clímax que está por vir (tradicionalmente localizado na nona etapa). O foco nos diálogos e o ritmo mais lento já viraram marca registrada, e não é errado dizer que o prazer de assistir a série está muito mais na expectativa que ela te instiga para a ação do que na execução desta.

Não que este The Climb seja completamente teatral. Finalmente dando uma atenção maior àquele que vinha sendo o arco mais irregular até agora, o episódio retrata a escalada da Muralha por Jon Snow e os selvagens de maneira belíssima, com efeitos visuais simplesmente espetaculares. Sim, a interação de Jon com os selvagens continua deixando a desejar, mas ao menos agora o seu relacionamento com Ygritte ganhou peso e relevância dramática para o personagem. E ver os dois arriscando suas vidas juntos naquela empreitada (numa ação traiçoeira de Orell) – e beijando-se ardorosamente ao final dela – enfim significou algo.

Game-of-Thrones-S03E06-03

No núcleo da Irmandade Sem Bandeiras surge aquela que é a mudança mais drástica deste ano em relação aos livros. E é admirável notar como levar Melisandre até lá se encaixa tão bem para os fins da história. Primeiro de tudo, o óbvio: a série não precisava de outro bastardo de Robert, então é mais que cabível usar o Gendry para o arco de Edric Storm. Segundo, a aura mística da sacerdotisa funciona muito bem tanto para fazê-la dar o sinistro aviso para Arya (no livro é uma bruxa numa caverna quem diz a fala) quanto para ver nas chamas onde se encontrava o “possuidor de sangue real”. Terceiro e por último, foi ótimo vê-la interagindo com Thoros de Myr e presenciar seu espanto diante do ressuscitado Beric Dondarrion, uma cena que pode ou não adquirir um significado importante no futuro da história (quem leu o quinto livro sabe do que eu estou falando).

E se Sam e Gilly aparecem logo no início do episódio apenas para dar uma satisfação sobre sua fuga (e finalmente voltar a citar a lâmina de obsidiana  encontrada pelo corvo), é divertido acompanhar a rivalidade entre Osha e Meera. Ao mesmo tempo, fazer o misterioso torturador de Theon se tornar uma ameaça para Bran e Rickon pode ser mais uma boa jogada da série. Além disso, Brienne  causa estranheza em um vestido enquanto Jaime demonstra que não perdeu sua língua ferina junto com a mão, que faz falta até para comer dignamente. Por fim, Robb tenta desesperadamente resgatar forças, enquanto Roose Bolton não parece ser tão leal à causa assim.

Game-of-Thrones-S03E06-02

Em Porto Real, Tyrion finalmente descobre quem quis lhe matar numa conversa curiosamente amistosa com Cersei. Nada como uma aliança por necessidade não é? E o que dizer do embate verbal entre Oleena e Tywin? Simplesmente hilária a conversa dos dois, a Rainha dos Espinhos destilando seu veneno a torto e a rodo pra cima do patriarca Lannister, que tenta revidar em vão. Uma pessoa tem que ter muita personalidade para deixar o Leão desarmado, sendo o que basicamente diferencia os dois é que a Tyrell não tem a menor vergonha nem de si mesma nem dos seus parentes, já Tywin não pode dizer o mesmo…

Mas o destaque mesmo ficou por conta da jogada de Mindinho para cima de Varys na maravilhosa sequência final. Não é novidade pra ninguém que esses dois é que são os verdadeiros jogadores por debaixo dos panos todos, e é excelente que a série consiga deixar isso mais do que claro. O monólogo final de Petyr – intercalando lindamente com Sansa aos prantos e Joffrey se… divertindo – não apenas reflete sua inteligência, mas também reforça sua crueldade e total falta de escrúpulos para alcançar o que deseja.

Pobre Ros.

Leia mais sobre Game of Thrones

Game-of-Thrones-S03E06-04
R.I.P.

Curta a fanpage do bom Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s