Game of Thrones S03E03 – Walk of Punishment | Review

game-of-thrones-tully

Game of Thrones não para de apresentar novos personagens. Desta vez finalmente vimos Correrrio e conhecemos os parentes de Catelyn: seu irmão Edmure e seu tio Brynden “Blackfish” Tully. E se já ficou patente a fraqueza do primeiro e o caráter implacável do segundo, vale mais notar a interessante composição de Richard Madden para Robb Stark. Distanciando do bom mocismo presente nos livros, Madden incorpora Robb com uma autoridade digna de um verdadeiro rei, e a sua censura ao tio deixa o respeito de lado e assume ares de verdadeira fúria. Chama atenção também a excelente Michelle Fairley retratando a dor não apenas de uma filha que acaba de perder o pai, mas também de uma mãe que teme pela segurança de seus filhos.

Contudo, apesar de uma boa introdução, este Walk of Punishment se revelou como o capítulo mais irregular nesta temporada. Apresentando em alguns momentos cenas que não trazem nenhum desenvolvimento para seus núcleos (como aquela entre Stannis e Melisandre), e em outros resgatando elementos que certamente irão impactar futuramente (o retorno de Lorde Mormont e os sobreviventes da Patrulha à casa de Craster), o episódio me deixa profundamente dividido ao avaliá-lo: ele gasta um tempo precioso com coisas irrelevantes ao mesmo tempo em que retrata os melhores momentos até agora. Muitos altos e baixos.

game-of-thrones-tyrion-pod

No núcleo de Porto Real, fica claro um problema que pode ser sério para esta temporada: o protagonismo de Tyrion. Ok, nós todos amamos o pequeno Lannister. Mas não há como negar que neste ano seu papel na história será menor, e a insistência da série em colocá-lo em cena pode prejudicar bastante a narrativa. Se no episódio anterior sua conversa com Shae já era dispensável, aqui somos obrigados a vê-lo oferecendo uma “recompensa” para Pod numa cena apelativa e completamente gratuita. Ainda bem que antes houve aquela sequência sensacional envolvendo onde cada membro do conselho se sentava em relação ao poderoso Tywin.

No norte, Mance Rayder decide atacar a Muralha, mandando Tormud reunir alguns homens (incluindo aí Jon Snow) para escalá-la. Muito boa a atuação de Kit Harrington nesta cena, um ator tão frequentemente criticado, que conseguiu passar com competência em pouco tempo todo o desespero de Jon ao se deparar com a incontornável situação de ter que cooperar com um ataque contrário ao seu lado e não poder nem mesmo avisar a Patrulha disso. Enquanto isso, Theon Greyjoy tenta escapar de sua tortura com a ajuda de um misterioso desconhecido, que surge solícito demais e por isso mesmo acaba despertando a desconfiança do espectador (e agora também, suspeito, no próprio Greyjoy). Gosto do suspense envolvendo esse arco, é bom manter as coisas nebulosas no que diz respeito ao tal “maldito bastardo”.

game-of-thrones-arya

E se a presença de Sor Barristan Selmy não altera em nada a dinâmica do núcleo de Daenerys, no interior de Westeros vemos uma despedida bonitinha entre Torta Quente e Arya. Difícil não sorrir. Vale comentar também que os fãs ganharam mais uma canção marcante para cantarolar, a exemplo do que tinha acontecido na temporada passada com Rains of Castamere. The Bear and the Maiden Fair já surge contagiante sendo entoada por um grupo durante uma cavalgada e retorna nos créditos finais numa inusitada versão da banda indie Hold Steady.

O que nos traz finalmente ao núcleo de Jaime e Brienne. Destaque inquestionável do episódio, a dinâmica provocativa entre os dois já apresenta sinais de algum companheirismo, principalmente na compaixão do Regicida ao salvar a guerreira de um brutal estupro. É com uma ironia sádica que a série nos apresenta à melhor faceta do Lannister justamente no momento onde ele sofre seu golpe mais duro, numa cena admirável e chocante que encerra o episódio deixando o expectador extasiado de uma maneira que só Game of Thrones é capaz de deixar.

Afinal, o que será de um espadachim sem sua mão?

Leia mais sobre Game of Thrones

Curta a fanpage do bom Cinelogin no Facebook!

game-of-thrones-jaime-mão

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s