O Último Desafio | Crítica

O-Último-Desafio011

Arnold Schwarzenegger está velho. É claro que isso já era patente, especialmente se você assistiu aos dois Os Mercenários, mas se nos filmes com  Sylvester Stallone a mítica reunião ainda conseguia dividir as atenções com este fato, num filme solo nada mais consegue tirar de foco às rugas do querido Schwarza. Afinal, meus amigos, estamos em 2013 e os anos 80 já se contam há 30 anos de distância daqui.

Mas não se alarme, caro leitor, porque o nosso carismático ícone tem inteligência suficiente para encarar a terceira idade em grande estilo. Tal qual Clint Eastwood, Arnold exibe suas rugas com orgulho e ostenta um ar seguro de um veterano xerife, e esta é sem dúvida a principal virtude de seu retorno aos cinemas (sem contar, claro, a já citada franquia Os Mercenários). O Último Desafio (The Last Stand) pode ser apenas mais um filme de ação onde um criminoso tenta passar pela fronteira do México para fugir do FBI, igual a tantos que já existem, mas certamente ganha pontos justamente por conta de seu protagonista.

O-Último-Desafio021

 

Dirigido com competência pelo sul coreano Jee-woon Kim (Eu Vi o Diabo), o filme escapa da irritante tendência michealbayana de filmar sequências de ação com a câmera em movimento frenético, explosões por todos os lados e cortes tão frequentes que deixam o espectador sem ter a mínima ideia do que está ocorrendo. Ao contrário, Kim em diversos momentos se utiliza da lentidão e do silêncio para criar uma atmosfera tensa antes de partir para a ação desenfreada – e quando esta surge jamais é retratada com levianidade, já que o diretor entende que a ação só empolga quando se entende o que está acontecendo.

Mas se a direção é competente, infelizmente o roteiro não consegue sair do lugar comum. Sendo previsível do início ao fim, a história de O Último Desafio não é nada que já não tenhamos visto antes, e nem mesmo suas “reviravoltas” – como a troca de lado de um certo personagem ou o destino trágico de outro (sério que eles ainda acham que caímos nessa?) – conseguem trazer o mínimo de surpresa.

O-Último-Desafio031

Sobre o elenco, nada que se destaque muito além do correto: Forest Whitaker encarna seu típico perfil de chefe de polícia, Jaimie Alexander tenta sem muito sucesso dar alguma profundidade pra sua agente, Luis Guzmán e Johnny Knoxville (Jack-ass) divertem com suas estupidez e  Eduardo Noriega e Peter Stormare encarnam vilões tão caricatos que chega a ser constrangedor (mas também, o que esperar desse tipo de filme?). Ah sim, também é bom ver Rodrigo Santoro voltando a ter uma participação relevante em Hollywood.

Mas o grande destaque do filme é, como não poderia deixar de ser, Arnold Schwarzenegger. Não se fartando em brincar com a própria idade (ao examinar um corpo na cena do crime, ele é obrigado a colocar os óculos), ou mesmo com sua nacionalidade estrangeira (“Você mancha a reputação de nós, imigrantes.”). Schwarzennegger pode até não ter a mesma forma de antes, mas ainda é capaz de chutar bundas com estilo.

He is back, senhoras e senhores.Cotação-3-5

 

O-Último-Desafio-205x300O Último Desafio (The Last Stand)

Direção: Jee-woon Kim

Roteiro: Andrew Knauer, Jeffrey Nachmanoff e George Nolfi, baseado em história de Andrew Knauer

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Arron Shiver, Titos Menchaca, Richard Dillard, Sonny Landham, Matthew Greer, Peter Stormare, Chris Browning, Christiana Leucas, Johnny Knoxville, Zach Gilford, Luis Guzmán, Rio Alexander, James Burnett, David Midthunder, Tait Fletcher, Mark Sivertsen, Jaimie Alexander, Rodrigo Santoro, Forest Whitaker, Genesis Rodriguez, Daniel Henney, Eduardo Noriega, Diana R. Lupo, David Kilde, David House, Billy Blair, Kent Kirkpatrick, Mario Moreno, John Patrick Amedori.

Gênero: Ação

Duração: 107 minutos

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s