O Hobbit – Uma Jornada Inesperada | Crítica

O-Hobbit01

Já faz quase 10 anos desde quando Peter Jackson nos levou à Terra-Média pela última vez nos cinemas. Naqueles anos a trilogia O Senhor dos Anéis encantava crítica e público e se estabelecia definitivamente como um dos clássicos da década. Esperar ansiosamente pelo próximo capítulo da jornada de Frodo era um ritual do qual todos ficaram órfãos em 2003. A Terra-Média deixou saudades.

Não mais. Pois esta semana estreou O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (The Hobbit – An Unexpected Journey), primeira parte da adaptação de O Hobbit, romance que precede a famosa trilogia e narra como Bilbo Bolseiro (aqui na versão mais jovem vivido por Martin Freeman) se viu subitamente envolvido numa aventura junto com 13 anões em busca de retomar o reino de Erebor, que se encontra nas mãos do terrível dragão Smaug. Acompanhados também pelo mago Gandalf (Ian McKellen), o grupo passará por muitos apuros até chegar à sua meta, inclusive fazendo o hobbit em questão topar com um certo anel dourado capaz de tornar seu portador invisível.

O-Hobbit02

A primeira coisa a se dizer sobre o filme é: como é bom voltar! Ver aquelas montanhas verdes, admirar as paisagens, rever lugares como o Condado e Valfenda! Peter Jackson volta a empregar grandes quadros que tanto marcaram sua trilogia e o resultado é simplesmente maravilhoso! Ao mesmo tempo, todos os efeitos visuais já consagrados anteriormente foram devidamente aperfeiçoados, e ver Gollum (Andy Serkis mais uma vez) novamente é certamente um dos pontos altos de Uma Jornada Inesperada.

Tentando estabelecer uma conexão entre as duas histórias, o diretor inclui diversas passagens inexistentes no livro e consegue ser feliz nisto até certo ponto. Se cenas como a reunião do Conselho Branco e a apresentação de Radagast (Sylvester McCoy) conseguem se integrar no todo sem problema algum, outras decisões como trazer Azog para ser o antagonista da vez não surte o mesmo efeito, deixando claro o propósito de que ele só está ali para esticar o filme. Muito disso provém da desnecessária decisão de se realizar três filmes com a história, e a narrativa sofre um pouco com isso, dando a impressão, em alguns momentos, que a narrativa não tem um rumo sólido para seguir.

O-Hobbit03

Por outro lado, apesar do esforço para construir a ligação com a trilogia, Peter Jackson entende a diferença de tom entre as duas obras e realiza um filme bem mais leve em comparação aos outros, e isso é excelente. Seria um erro terrível transformar O Hobbit – Uma Jornada Inesperada em algo sério e épico como é O Senhor dos Anéis, e felizmente, o diretor mostra ter consciência disso. Empregando um humor delicioso, o filme mergulha muito mais na fantasia e no espírito aventureiro. É como se nós fôssemos todos Bilbos Bolseiros que, acomodados nas nossas vidinhas, somos subitamente tomados pela vontade de sair e tomar a estrada.

A aventura começou novamente.

Cotação-4-5

 

O-Hobbit-Uma-Jornada-Inesperada-poster-204x300O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (The Hobbit – An Unexpected Journey)

Direção: Peter Jackson

Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson e Guillermo del Toro, baseado no livro de J.R.R. Tolkien

Elenco: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Ken Stott, Graham McTavish, William Kircher, James Nesbitt, Stephen Hunter, Dean O’Gorman, Aidan Turner, John Callen, Peter Hambleton, Jed Brophy, Mark Hadlow, Adam Brown, Ian Holm, Elijah Wood, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee, Andy Serkis, Sylvester McCoy, Barry Humphries, Jeffrey Thomas, Michael Mizrahi, Lee Pace, Manu Bennett, Conan Stevens, John Rawls, Stephen Ure, Timothy Bartlett, Bret McKenzie, Kiran Shah, Benedict Cumberbatch, Glenn Boswell, Thomas Robins.

Gênero: Aventura

Duração: 169 minutos

Trailer Legendado

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s