Once Upon a Time S02E04: The Crocodile | Review

JOSH DALLAS, ROBERT CARLYLE

Uma das coisas que mais me chama atenção em Once Upon a Time é a maneira curiosa como ela combina os mais diversos contos de fada de maneira orgânica em uma única história coesa. Desta maneira, não é surpresa atestar como os roteiristas conseguiram inserir a aguardada participação do Capitão Gancho na temporada sem precisar arrumar grandes floreios para este fim.

Revisitando a história daquele que seguramente é o personagem mais interessante de toda a série, The Crocodile aborda um gancho (com o perdão do trocadilho) do passado de Rumpelstiltskin que havia ficado por contar – quem era e o que aconteceu com a mãe de Bae? Em que circunstâncias ela abandonou o marido e o filho? É claro que de certo modo o episódio repete o truque que a série já havia feito com A Bela e a Fera, e de um jeito um tanto mais forçado. Afinal o papel de “Fera” cai muito melhor em Rumple do que o de “Crocodilo”, mas ainda assim a forma como tudo se amarra ao final é interessante o bastante para que perdoemos isso.

Once.Upon_.a.Time_.S02E04.IC_

Abraçando cada vez mais a redenção como tema maior da temporada, Once Upon a Time se esforça para deslocar seus tradicionais vilões desse posto. Assim, se em We are Both vimos Regina entendendo que precisará mudar seu jeito de ser para poder conseguir o carinho de seu filho Henry, aqui vemos como o amor por Bela faz Mr Gold admitir suas fraquezas e finalmente se abrir sobre seus objetivos (não que isso tenha sido alguma surpresa). Em contrapartida, a série entende que sem vilões sua história estaria seriamente comprometida, e é aí que entra Cora, a cruel mãe de Regina (que eu acredito se tratar da Rainha de Copas), e agora, é claro, o capitão Killian Jones (a.k.a. Gancho).

E o que dizer, afinal, da versão da série para o famoso rival de Peter Pan? De imediato digo que não foi muito intimidador. Talvez o ar galã do ator não tenha ajudado na caracterização – que espécie de pirata usaria delineador de olhos (e não me venham com Jack Sparrow) ?  Mas talvez eu esteja exigindo demais, afinal se trata de uma série teen, e a Capricho precisa de colírios para por na sua capa. É compreensível.

Espero que o personagem, diferente do seu clássico inimigo, não tenha medo de crescer.Colin-ODonoghue-as-Captain-Hook-on-Once-Upon-A-Time-S02E04-Crocodile-7-630x352

Leia mais reviews de Once Upon a Time.

2 comentários

    • Concordo com você. Apesar de entender o paralelo (Rumple vive o clássico vilão de contos de fadas, e aí existe toda uma gama de trejeitos que compõe o esteriótipo, ao passo que o Mr Gold se adéqua à sobriedade do mundo real), a caracterização exagerada do Rumple me incomoda às vezes. Já Mr Gold sempre surge interessante, mal dá para acreditar que se trata do mesmo ator.

      Obrigado pelo comentário, Marcelo!

      Curtir

Deixe seu comentário!