Fringe S05E03: The Recordist | Review

Liv-Walter-Etta-Peter-630x354

Uma das coisas que mais me desagradava nas primeiras temporadas de Fringe eram os chamados episódios fillers, aqueles que se ocupavam unicamente da “historinha da semana” e que acabavam não trazendo nada de relevante para o avanço da narrativa. Com o tempo, os roteiristas conseguiram balancear esses fillers de maneira a sempre retratar algum aspecto dramático dos personagens e assim tornar esse tipo de episódio mais interessante. Neste ano, tendo uma temporada mais curta e uma história bastante complexa para contar, era de se esperar que isso não fosse mais necessário, mas de alguma forma acabou acontecendo neste terceiro episódio.

Não estou querendo dizer que The Recordist seja completamente desnecessário para a trama, afinal ele dá início à jornada da equipe atrás das peças que compõem o esquecido plano de Walter para derrotar os Observadores. Mas a relevância deste capítulo termina por aí, tornando-o superficial demais em comparação ao que a série vinha apresentando até então. Basta citar que o centro dramático da vez é apenas um coadjuvante em participação eventual.

Fringe-503-630x352

Sendo à sua própria maneira apenas mais um “caso da semana”, e daqueles bem pouco criativos, o sacrifício do pai que documentava a história em cristais (!!!) tem pouquíssima reverberação emocional no público justamente porque seu drama não ressoa no que realmente importa: os personagens centrais da série. No fim, funciona apenas como uma historinha paralela que deveria nos fazer sentir o peso daquela guerra, mas que acaba não tendo peso nenhum.

Felizmente nem tudo é trevas e The Recordist consegue ganhar alguma força ao trazer Olivia fazendo um desabafo para Peter sobre a culpa que sente por não ter ido atrás da filha quando esta desapareceu. Esta única cena conseguiu elucidar toda a temática que circunda a personagem nesta temporada: sua maneira de lidar com a responsabilidade da maternidade e toda a insegurança que isso traz. No fim é como Peter disse, aquela família de alguma maneira conseguiu uma segunda chance, e não pode deixá-la passar. A hora para enfrentar os medos é agora, e o foco da série deveria estar aqui. Afinal, é muito pouco ter apenas uma cena desenvolvendo esse aspecto dramático tão vital para a narrativa, mas é o que resta para se aproveitar do episódio.

Isso e Walter usando óculos de madame, é claro.

Walter-Kamen-Rider-630x354

 Glyph Code:S05E03 Leia mais sobre Fringe

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s