Once Upon a Time S02E01: Broken / S02E02: We Are Both | Review

Snow-Charming-e-Emma-630x353

Quando há algumas semanas decidi começar a acompanhar Once Upon a Time, por indicações de amigos, lembro-me que achei curiosa a idéia de reunir contos de fadas e trazê-los para o mundo real, numa releitura moderna das famosas histórias infantis imortalizadas no nosso tempo pelos filmes de Walt Disney. O que eu não poderia supor era que os roteiristas conseguissem combinar elementos de tantos contos diferentes de uma maneira tão criativa e fluida, usando uma estrutura narrativa pautada em flashbacks à la Lost e originando um intrincado quebra-cabeças que parece ir bem mais além que sua premissa. Aliás, foi com enorme surpresa que vi logo na season finale da primeira temporada a resolução daquilo que parecia ser o mote de toda a série: a quebra da maldição que fazia o povo de Storybrooke esquecer de seu passado. Desta maneira fui instigado a logo acompanhar o já iniciado segundo ano: com a maldição quebrada, para que caminho a história poderia ir?

Aurora-Mulan-630x352

Para felicidade geral da nação Broken provou que a série está longe de se desgastar e que a quebra da maldição era apenas o começo de uma série de desdobramentos que podem ainda render bastante. De início, temos a consequência óbvia: todos passam a se lembrar de quem são, ou seja, Mary Margareth e David (a.k.a. Branca de Neve e Príncipe Encantado) finalmente se juntam e reencontram a filha: Emma, que por sua vez extravasa sua frustração de ter vivido sempre sozinha. Em paralelo, as ações do Sr. Gold (a.k.a. Rumpelstiltskin) em busca de vingança pelo que Regina (a.k.a. Rainha Má) fez à Bela (a.k.a. Claire de Lost) acabam libertando um mal que traz magia novamente para o mundo, só que “funcionando de um jeito diferente”.

No mundo encantado, acompanhamos a história de Aurora, a Bela Adormecida, e vemos o que aconteceu por lá depois da maldição, numa ruptura com a fórmula dos flashbacks muito bem vinda. De quebra ainda somos apresentados à interessante guerreira Mulan, que parece que será um personagem tão promissor quanto Chapéuzinho Vermelho foi na primeira temporada, onde seu episódio foi um dos mais aguardados e não decepcionou. O gancho final do capítulo não só oferece um bom ponto de partida para a temporada como também é uma excelente desculpa dos roteiristas para expandir cada vez mais aquele universo.

Regina-630x353

Outra tônica que a série trabalha aparece de maneira clara em We Are Both, o segundo episódio que mergulha mais uma vez no passado de Regina: redenção. Odiada por todos agora que sua maldição foi quebrada, a Rainha tenta desesperadamente se aproximar de seu filho adotivo Henry, que representa talvez a única chance dela recuperar alguma humanidade e por consequência poder ser feliz verdadeiramente. Para conseguir tal intuito, ela recorre ao seu passado para poder resgatar sua magia e ser forte novamente, e é com pena que vemos como Regina começou os passos que a tornariam vilã.

O interessante é que, apesar de falar de se pautar em contos de fadas, Once Upon a Time se esforça para fugir do esteriótipo do vilão mau, e mesmo Rumpelstiltskin à sua maneira tem razões nobres para fazer o que faz. Desta maneira o espectador é levado constantemente a torcer por quem deveria ser o antagonista, o que torna a coisa toda ainda mais divertida e imprevisível.

Trazendo novos mistérios que provavelmente irão ser desenvolvidos ao longo do ano, a segunda temporada de Once Upon a Time promete nos levar para um caminho inesperado repleto de aventura, romance e, é claro, novos contos de fadas.Broken-630x354

Leia mais reviews de Once Upon a Time.

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s