Para Roma, Com Amor | Crítica

Para-Roma-Com-Amor-202x300Woody Allen, um dos diretores/autores mais prolixos do cinema (desde 1969 lança um filme a cada ano), e que sempre teve Nova York como cenário e até personagem de suas obras – o que tornou sua marca registrada – Causou estranhamento ao anunciar, em meados dos anos 2000, que iria produzir filmes na Europa, naquela época apenas em Londres, pois lá ainda o valorizavam e financiavam seus filmes, e lá produziu uma de suas melhores obras, Match Point (2005). Alguns filmes depois, Allen resolveu excursionar por outras metrópoles Européias, produzindo o charmoso Vicky Cristina Barcelona (2008), na Espanha, e o mágico Meia Noite em Paris (2011), na capital francesa.

Pois bem, por essas empreitadas bem sucedidas, parece que as secretarias de turismo de vários países andam encomendando filmes ao diretor (ele até já considera filmar no Rio de Janeiro). É o caso de Para Roma com Amor, em que Allen coloca sua visão de turista, narrando 4 histórias entrecortadas, porém sem nenhuma conexão entre elas, mas todas pautadas no Realismo Fantástico, com situações charmosas, hilárias…e surreais.

A mais divertida sem dúvidas é a que o próprio diretor atua como Jerry, um diretor de óperas aposentado que vai à Roma com a esposa (Judy Davis, fazendo a típica esposa do típico personagem de Allen – mas a gente nunca enjoa). Eles vão ao encontro da filha, que está noiva de um belo italiano com tendências comunistas, e conhecem também seus pais. A surpresa fica quando Jerry ouve o sogro da filha cantando no chuveiro, e vê nele potencial para tornar-se um grande tenor, o problema é que ele só consegue soltar a voz no banho…a cena da ópera é de chorar de rir.

Outra história de Para Roma com Amor envolve um futuro arquiteto americano radicado em Roma, Jack (Jesse Eisenberg), que recebe a visita da sedutora amiga de sua namorada, interpretada por Ellen Page, que não poderia ser mais anti-Scarlett Johansson, mas que faz a mesma personagem que a atriz interpretou nos filmes do diretor, e vai se envolvendo com ela. Paralelamente, ele conhece um famoso arquiteto de Shopping Centers, John (Alec Baldwin), que está visitando Roma, porém não é sua primeira vez na cidade, tendo morado lá por um ano na juventude. Fica claro que um é a personificação do outro, uma representação do passado e do futuro, mas qual deles é real? Não é preciso saber, apenas refletir sobre escolhas e arrependimentos.

Já o núcleo de Penélope Cruz, que apareceu constantemente nas imagens de divulgação mas tem uma parte pequena, mostra um jovem casal de uma cidade pequena que vai à Roma para o rapaz trabalhar com seus familiares da alta sociedade, mas por acaso acabam se separando num dia e suas vidas dão hilárias reviravoltas. Ele acaba se envolvendo com uma prostituta (Cruz) que tem que fingir ser sua esposa, e ela, perdida em Roma, acaba por conhecer um ator famoso. O interessante da história, é o fato de Allen não se ater às amarras sociais e moralistas, e coloca o casal certinho cedendo a seus desejos mais profundos sem culpa, sem julgamento.

A última história de Para Roma com Amor, com Roberto Begnini, é sobre um sujeito qualquer que do dia para a noite torna-se uma celebridade, “famoso por ser famoso” e todas as frivolidades de sua banal vida cotidiana viram destaque nos noticiários. Nesta história, Allen usou para criticar um aspecto do universo de celebridades hoje em dia e deixou de lado caracterizar aspectos culturais da cidade e seus nativos.

Todas as histórias são assim, uma história comum que toma dimensões fantasiosas em certo ponto, a partir de um desejo interno de seus personagens. Talvez fosse mais interessante se elas tivessem alguma ligação, mas Allen, talvez pela urgência da encomenda, talvez não tenha se decidido por nenhuma das histórias que criou ao pensar na cidade e decidiu filmar todas (E talvez por isso fizesse sentido o antigo título, Bop Decameron). Não chega a ser genial como Meia Noite em Paris, mas para um diretor tão ativo, Para Roma com Amor ainda é um bom Woody Allen, que desejamos que continue por muito tempo nos envolvendo com suas deliciosas histórias.

Cotação-4-5

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s