Game of Thrones S02E08 – The Prince of Winterfell | Review

Got-S02E08-Varys-e-Tyrion-630x354

The Prince of Winterfell, oitavo e antepenúltimo capítulo da segunda temporada de Game of Thrones, é claramente aquele episódio responsável por pavimentar o terreno para o gran finale do ano. Como consequência, ele teve que retratar em pelo menos uma cena todos os núcleos de personagens da série, o que acabou prejudicando bastante seu ritmo. Sem ter muito tempo para dedicar exclusivamente ao que acontece a este ou aquele indivíduo, o episódio se perde num mar de múltiplas faces, e por fim o expectador fica com a impressão de que viu muito blá-blá-blá e pouca coisa de fato aconteceu, o que não é inteiramente verdade. Esta situação sintetiza o que é o grande desafio de Game of Thrones: ou a série se foca em poucos e perde o equilíbrio da narrativa ou se dilui na tentativa de retratar todos de maneira igual.

Tendo sido tratado como grande destaque na primeira metade da temporada, Tyrion Lannister esteve tendo particpações discretas nos últimos episódios, mas aqui volta a ganhar a atenção que merece. Afinal de contas, a guerra está batendo às suas portas, e cabe unicamente a ele planejar como defender Porto Real da invasão eminente de Stannis Baratheon. Como se não bastasse, o anão ainda precisa defender sua amada Shae de sua irmã idiota que é incapaz de enxergar que ele age para o seu bem. É interessante notar o imenso poder dele em desenvolver boas dinâmicas com qualquer personagem que estiver contracenando. Desde discussões sobre capas douradas e deusas com 16 mamas até mesmo declarações românticas, é sempre instigante ver Tyrion em cena.

Got-S02E08-Qhorin-e-John-630x354

Ao Norte da Muralha, Jon Snow é entregue ao sinistro Lorde dos Ossos e volta a se encontrar com Qhorin Meia-Mão, também aprisionado pelos selvagens. Ok, eu entendi que a série quis esticar a interação entre Jon e Ygritte para dar mais peso à personagem, e isso realmente funcionou. Mas sem dúvidas levar a narrativa desta forma tira um pouco do brilhantismo estratégico do Meia-Mão na conclusão que está por vir, sem falar que reduz Jon a um estorvo besta que sacrificou a vida de seus companheiros inutilmente. O bastardo Stark já deveria estar sendo retratado de forma mais madura.

Em Harrenhal, Arya coloca Jaqen contra a parede utilizando o acordo entre eles de maneira incrivelmente sagaz e praticamente o obrigando a ajudá-la a fugir. A expressão do “um homem” ao ouvir o próprio nome foi impagável. Uma garota precisa ser ardilosa para conseguir o que precisa. Do outro lado do mapa, Daenerys ganha uma rápida cena apenas para mostrar seu rosto onde decide fazer o óbvio: ir para a Casa dos Imortais atrás de seus dragões. Também dando as caras apenas en passant, Jaime começa a sua viagem com Brienne rumo à Porto Real, fazendo a série já colocar o pé no conteúdo de A Tormenta de Espadas.

Got-S02E08-Robb-e-Talisa2

O que nos leva ao acampamento de Robb Stark. Gostei de ver o Rei do Norte tratando a mãe sem a condolência do livro. O que Catelyn fez foi errado e imprudente e realmente merece a punição (talvez caberia aqui uma possível alteração no destino do Lorde Kastark? Acho que seria muito ousado). Também curti sua – finalmente! – entrega ao amor por Talisa, bem como o fim do “mistério” que rondava a personagem. Não, ela não é Jeyne Westerling. E é bom que não seja mesmo, porque ter que desenvolver algum subtexto para explicar como uma lady da nobreza acabaria como enfermeira no campo de batalha que esconde o nome só tornaria a série desnecessariamente complexa, como se ela já não fosse o suficiente. E a personagem se tornou muito melhor, conseguimos entender perfeitamente o que faz Robb se apaixonar tão perdidamente por ela, coisa que não acontecia na obra original.

Em Winterfell, Theon recebe a visita da irmã e vê sua situação começando a se complicar quando ela se recusa a ajudá-lo. E aqui tenho que comentar uma coisa que venho sentindo desde a primeira aparição de Yara Greyjoy: sua intérprete é muito fraca. Ela não consegue passar a presença que a personagem exige. Ao vermos Theon ser acuado por ela simplesmente não conseguimos entender porque ele não a enfrenta, uma vez que a garota não parece nem de longe tão intimidadora quanto a série parece vendê-la. Sobre a revelação final, não houve realmente tanto impacto assim quanto se imaginava. Era claro que Bran não iria morrer assim, sem mais nem menos.

Prenunciando um fim de temporada promissor, mas que nem de longe chega aos pés do que foi a primeira (e nem teria como mesmo), este oitavo episódio vale a pena muito mais pela expectativa que gera do que por si mesmo. A guerra finalmente vai começar! Aguardemos a próxima semana.

Got-S02E08-Bran-630x354

 

Leia mais sobre Game of Thrones

 

Anúncios

4 comentários

  1. Maravilha de site, hein? O trabalho que elaboraram acerca da série do R.R. Martin está ótimo! Acompanho apenas a série por enquanto, mas estava mesmo procurando saber mais à respeito dos livros e, também, entender qual o contexto de qual livro, a série está se enquadrando agora, no fim dessa segunda temporada.

    Meus parabéns pelos textos, continuarei acompanhando a página e seus Reviews!

    Curtir

  2. Oi amei o que escreveu!!
    Gostei de seu ponto de vista,também gostei de certas alterações do livro,como Jeyne por Talisa (O amor entre os dois,e não só para não ter desflorado a moça)
    Gostei também sobre Karstark,mas não dá para saber qual será seu fim,nem o do Robb,nem o dos traidores.
    Gosto de como o Tyrion está na serie, e como vc descreveu maravilhosamente

    Tenha um bom trabalho,pena que demorei um pouco para descobrir e elogia-lo

    Um grande beijo
    Talita

    Curtir

    • Oi Talita

      Muito obrigado pelos elogios e pelo carinho! Fiquei muito feliz com o seu comentário =)
      Eles deram uma romantizada entre Robb e Talisa que eu acho que pra tv funciona melhor. É uma pena que o formato da série não permite que o casal tenha mais tempo em cena… Sobre o Tyrion, nos livros ele já é espetacular, com uma atuação inspirada de Peter Dinklage então, rouba a cena fácil.
      Estou no momento lendo A Dança dos Dragões, em breve resenharei sobre ele. 
      Volte sempre!
      Abraços!

      Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s