Fringe S04E22 – A Brave New World (Part II) | Review

Fringe-S04E22-Walter-e-Bell-630x354

Enfim a quarta temporada de Fringe chega ao seu final. E se desta vez não temos nenhum cliffhanger para nos deixar de boca aberta e roendo as unhas até Setembro, ao menos podemos admirar a elegante conclusão construída pelos roteiristas neste ano. Não é segredo que a série vinha convivendo com o fantasma do cancelamento, e que foi necessário a elaboração de um final que pudesse ser definitivo, fosse o caso. Felizmente não foi, mas podemos constatar neste A Brave New World (Part II) que Fringe não estaria desamparada, nem este teria sido um final indigno, uma vez que as questões centrais foram todas devidamente respondidas e, à exceção do tão falado décimo-nono episódio, sobraram poucas e pequenas pontas soltas a serem desenvolvidas.

E por falar no Letters of Transit, é necessário apontar que a coragem dos roteiristas da série em antecipar aquele futuro distópico acabou tirando um pouco da graça das revelações trazidas neste final de temporada. Assim, não foi surpresa vermos que o tiro que Astrid levou no final do episódio passado não lhe causou grandes sequelas, já que ela apareceu vivinha da silva em 2036. Da mesma maneira a anunciação da gravidez de Olivia e mesmo o aviso final de September perdem um pouco do impacto que poderiam ter caso não soubéssemos o que está por vir.

Fringe-S04E22-Jessica-630x354

Isto, no entanto, não tira o brilho do episódio. Surpreendendo ao estender a participação de Rebecca Mader, cuja personagem ganha um aspecto totalmente diferente (resultando inclusive numa das cenas mais perturbadoras que a série já produziu), o capítulo final é cuidadoso em fechar os mínimos detalhes da narrativa desta temporada. E se semana passada os dois eventos Fringe provocados por William Bell pareceram um pouco jogados sem propósito aqui vemos como eles se encaixavam perfeitamente em seus planos. Como num intricado quebra-cabeças onde tudo se encaixa no fim, a questão central da “morte” de Olivia é brilhantemente desenvolvida e resolvida. Até descobrimos a origem do tiro que atingiu September!

Inteligente ainda em armar seu “vilão” com uma tecnologia capaz de surpreender até mesmo aquele que veio do futuro, e que certamente será o gancho para o novo conflito que se aproxima, A Brave New World (Part II) sem dúvida representa um desfecho consistente para um ano que oscilou entre o brilhante e o apenas satisfatório, mas que jamais deixou a série perder a qualidade. Aguardemos agora pela derradeira temporada final. A história promete.

Fringe-S04E22-Olivia-Peter-e-September-630x354

Glyph Code:glyph-code-S04E22

Leia mais sobre Fringe.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s