Fringe S04E20 – Worlds Apart | Review

fringe-walter-peter-s04e20

Eu devo um pedidos de desculpas à Fringe. Após um instigante episódio onde vislumbramos o futuro terrível da ditadura dos Observadores semana passada (cenário que certamente será melhor desenvolvido na recém-anunciada quinta temporada), este Worlds Apart consegue amarrar de maneira eficiente as pontas da narrativa ao mesmo tempo em que cala definitivamente a minha boca naquela que eu vinha considerando a maior falha deste ano: finalmente sabemos afinal o que Jones quer e como tudo o que vinha fazendo se encaixa neste plano. Desde os monstros alterados geneticamente até as experiências para despertar as habilidades de Olivia, tudo converge elegantemente para um único propósito, por incrível que pareça.

Confesso que me senti meio estúpido por não ter enxergado antes. Agora a resposta parece óbvia desde o princípio, de certa forma a série tem nos esfregado ela na cara o tempo todo. E é aí que reside o brilhantismo de Fringe: a temporada não apenas foi feliz em resgatar elementos passados essenciais para sua mitologia como também conseguiu fazê-los interagirem de maneira completamente nova afim de produzir uma ameaça realmente devastadora. E a julgar pelo futuro que aguarda todos esses personagens, a coisa pode ficar ainda mais surpreendente!

fringe-walter-e-walter-s04e20-630x344

E como ameaças devastadoras requerem medidas drásticas na mesma proporção, este capítulo ainda traz uma reviravolta que se por um lado causa certa melancolia, por outro representa uma conclusão satisfatória do arco do universo de lá. Destaque absoluto desde o primeiro episódio da série, o grande John Noble nos dá um verdadeiro presente onde faz as duas versões de Walter contracenarem naquela que é uma das melhores cenas desta temporada. Ver os dois pais dividindo suas angústias em relação ao filho e finalmente se entendendo foi um grande momento para qualquer fã. Comovente.

Igualmente comovente foi ter que dizer adeus ao lado de lá, e a todas essas versões diferentes dos personagens que, inicialmente vilões, aprenderam a conviver com as diferenças e a trabalhar em conjunto para o bem comum de todos. Como disse Olivia, sentiremos falta deles. Mas a ponte está fechada, é tempo de renovação. Que venha a season finale!

fringe-lado-de-lá-s04e20

Glyph code:s04e20

Leia mais sobre Fringe

Um comentário

Deixe seu comentário!