Fringe S04E18 – The Consultant | Review

S04E18-Walter-Olivia-e-Lee

Dando prosseguimento à proposta do episódio anterior de enfocar os acontecimentos do lado de lá, este décimo oitavo episódio de Fringe é bastante feliz ao trazer um caso que não apenas está inserido nos planos do vilão David Robert Jones como também relaciona de maneira interessante os dois universos. E se a “explicação” é frágil (aparentemente cada universo vibra em uma nota diferente), isso pouco importa, já que felizmente foi-se o tempo em que o forte da série consistia apenas de ficção científica. Mais válido é ver os dois times operando em conjunto, o que abre novas possibilidades de interação e relacionamentos entre os personagens.

Um dos pontos fortes de The Consultant é, como não poderia deixar de ser, o destaque a Walter. Como o título do episódio sugere, o nosso querido cientista atravessa a fronteira para assessorar no trabalho de investigação do lado de lá. Interessante notar como o personagem de John Noble surge cativante mesmo sem ter nenhum conflito interno que nos chame atenção (ainda que em determinados momentos o tal arrependimento pelo passado se manifeste, são apenas ocorrências pontuais), seu papel é meramente auxiliar os outros em seus problemas, e mesmo assim ele se destaca. Com suas idiossincrasias e genialidade, Walter presta não apenas conforto para a Olivia de lá como também se revela essencial na resolução do enigma do informante de Jones (“A ausência de evidências é uma evidência”).Fringe-Walter-S04E18

Outro ponto interessante presente toda vez que a série retrata os dois universos reside nas atuações. A oportunidade de encarnar diferentes versões de seus personagens sempre se revela um desafio riquíssimo para os atores, que nunca decepcionam. Aqui, Anna Torv novamente ressalta as diferenças entre as duas Olivias com talento. Mesmo com o episódio apresentando um cenário típico do lado de cá, onde a agente está deprimida e Walter surge para confortá-la, salta aos olhos a diferença entre as versões ruiva e loira. Outra que merece ser mencionada é Jasika Nicole, sua Astrid do lado de lá sempre chama atenção mesmo com participações pequenas.

Mas o grande dilema dramático deste capítulo está mesmo no arco do Coronel Broyles, que no fim das contas não era shapeshifter coisa nenhuma. Sendo obrigado a cooperar com o vilão afim de salvar a vida do próprio filho, o chefe da divisão se tortura com as baixas ocasionadas pela sua traição. É de arrepiar ver a expressão forte do rosto de Lance Reddick com um olhar tão cheio de significado durante a cena do enterro do Capitão Lee. Não é à toa que Walter acaba auxiliando Broyles também, mesmo sem perceber, ressaltando um paralelo entre suas escolhas que o episódio não nos deixa esquecer.

Finalizando com uma descoberta catatônica, o único aspecto de The Consultant que eu considero preocupante está na falsa sensação de que a narrativa está progredindo no conflito com Jones. Sim, seus espiões foram descobertos, Broyles e Nina Sharp (que ainda não sei bem qual é) estão presos e tudo o mais, mas a série ainda não ofereceu nenhum fiapo de resposta sobre a motivação deste cara. Qual é a dele afinal? É sintomático que sempre que este questionamento surge os personagens simplesmente dão de ombros e prosseguem. É lógico que os roteiristas tratam a questão com um grande ar de suspense, mas a esta altura não deveria pelo menos aparecer alguma pista dos objetivos do vilão? Tudo o que podemos concluir até agora, até mesmo pela cena final deste episódio, é que ele quer apenas que tudo se exploda. Uma pena, mas ao que parece David Robert Jones não passa do clichê do vilão que quer destruir o mundo apenas por destruir.Broyles-S04E19

Glyph code:glyph-code-S04E18

 

Leia mais sobre Fringe

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s