Game of Thrones S02E01 – The North Remembers | Review

Game-of-Thrones-S02e01-joffrey-e-sansaFinalmente o dia chegou! A segunda temporada de Game of Thrones fez sua estréia na noite de ontem (01/04/2012) em grande estilo. Numa iniciativa histórica, a HBO brasileira transmitiu o episódio simultaneamente com a americana. Esta é a primeira vez na TV paga que o público brasileiro poderá assistir uma série integralmente ao mesmo tempo em que ela é exibida em seu país de origem.

Mas vamos ao que interessa. Ao contrário do que se poderia pensar, este The North Remembers não reserva grandes destaques para a apresentação dos novos personagens que esta temporada irá trazer. Sim, Melisandre, Sor Davos e Stannis estão lá, mas não são eles que abrem o episódio e nem possuem mais tempo em tela que todos os demais personagens. Em vez disso, a série se preocupa mais em resgatar elementos que prometem ser destaque este ano, como a impetuosidade e crueldade de Joffrey (me surpreendi como ele se impôs com a mãe) e a força e sede de vingança de Robb Stark.

Game-of-Thrones-S02e01-robb

E já que falamos do Jovem Lobo, é necessário apontar que o destaque dado ao personagem neste episódio denuncia algo que quem já havia lido o segundo livro já desconfiava: esta segunda temporada não deve ter a mesma fidelidade com a obra original do que a primeira. E me desculpem os puristas, mas isso é um ótimo sinal, já que um dos grandes defeitos de A Fúria dos Reis é justamente não acompanharmos Robb em suas batalhas e a série tem o dever de preencher esta lacuna.

Outro aspecto em que o episódio demonstra uma mais do que bem vinda falta de fidelidade com o material original é em relação à cronologia dos acontecimentos. Procurando acertadamente condensar a história que tem em mãos, os roteiristas antecipam certos eventos para dar mais ritmo e dinâmica à narrativa. Assim, logo de início vemos Sansa salvando Sor Dontos da morte, Jon Snow e a Patrulha da Noite chegando à casa de Craster e Daenerys mandando seus homens procurarem algum refúgio no deserto. Coisas que só aconteceriam quase ao fim da primeira metade do livro.

Game-of-Thrones-S02e01-Tyrion-e-Cersei

Transitando entre sequências que apresentam os diferentes núcleos de personagens que serão trabalhados na temporada, o episódio é eficiente também em logo estabelecer as dinâmicas das relações que darão a tônica à temporada, como a contida inimizade entre Tyrion e Cersei, o desprezo de Robb por Jaime (barbado e maltrapilho, sem ter mais aquela cara do Príncipe Encantado do Shrek), a relação de tutor e aluno entre Meistre Luwin e Bran e a aliança entre Stannis e Melisandre.

Trazendo Arya numa discreta participação em sua sequência final que me lembrou a história natalina de Herodes perseguindo o bebê Jesus (temos até um cometa que pode se passar por Estrela-guia… será que a referência procede?), The North Remembers faz jus à imensa espera que o antecedeu. A temporada promete. Preparem-se todos, a guerra está chegando.

Game-of-Thrones-S02e01-Daenerys-e-Drogon

Leia mais sobre Game of Thrones.

 

Anúncios

4 comentários

  1. Também associei a matança dos meninos com a época de Herodes!!
    Estou na metade do segundo livro e realmente achei a narrativa mais rápida na série, mas que vejo como ponto positivo.
    Ansiosa pra ver o destino de Cersei.
    – Adorei ela dando um aperto em Mindinho!! E principalmente sendo descartada pelo seu filho mimado.

    Curtir

    • Eu me lembro quando comecei a acompanhar a série que torci o nariz para a atuação da Lena Headey. Àquela altura só tinha lido o primeiro livro, e tinha a imagem da Cersei como uma grande vilã. Hoje eu vejo que a Cersei é realmente fraca e que eu fui enganado pelo George Martin lá no início. 

      Curtir

    • Não há. Porque não temos o ponto de vista da Cersei, ou do Mindinho, no livro. Esse é um dos maiores atrativos da série para quem já leu a obra original, essas cenas de personagens que nos livros são “em off”.

      Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s