Fringe S04E14 – The End of All Things | Review

peter-september-s04e14-3

E assim, depois de longos 4 anos, Fringe finalmente nos revela o que são aquelas figuras carecas de terno que tanto nos intrigam desde o quarto episódio da primeira temporada. E a explicação não poderia ser mais satisfatória e precisa, já que satisfaz plenamente tanto o aspecto “divino” de tais personagens ao mesmo tempo em que explica suas falhas e indecisões. Simultaneamente os roteiristas da série foram inteligentes o bastante para não liquidar o mistério todo de uma vez só. Sim, sabemos agora quem são os Observadores, mas o propósito do grupo ainda permanece obscuro. Qual é a importância de Peter e de seu possível futuro filho? O que realmente significa a premonição da morte de Olivia? Quem baleou September e sob que circunstâncias? E sobretudo: O que é este universo que estamos vendo esta temporada?

Representando uma verdadeira virada no enredo da temporada, The End of All Things é sem dúvida o melhor episódio deste ano. Não bastasse somente a revelação da natureza dos Observadores, este capítulo ainda encontra espaço para desenvolver a trama envolvendo o dr Robert Jones, que como já suposto procura um meio de ativar as habilidades de Olivia, exatamente como visto nas temporadas anteriores. Como já se tornou de praxe, esta quarta temporada estabelece um resgate interessante de diversos elementos do passado da série, e aqui presenciamos novamente Olivia tendo de passar pelo “teste das lâmpadas”, sendo sua resolução um tanto mais energética (juro que me lembrei de Xmen na hora).Olivia-s04e14-1024x576

Arrumando tempo para nos deixar ainda mais intrigados a respeito do posicionamento de Nina Sharp (culpada ou inocente? Aquela que se encontrava presa com Olivia era a do lado de lá ou algum shapeshifter?), este episódio culmina numa tocante resolução para seu casal principal. A questão deste ser ou não o mesmo universo de antes não diz respeito apenas ao mistério da temporada, mas ganha contornos bem mais profundos na relação entre os personagens da série. Neste sentido Fringe vai muito além da mera ficção científica por si só, mas se aproveita dos  seus intrigantes conceitos para sugerir fascinantes dilemas éticos e consequências dramáticas que enriquecem ainda mais  a série.

Este décimo quarto episódio definitivamente demonstra que os roteiristas sabem o caminho que estão tomando. E é insuportável que haja agora um recesso de quase um mês até que se tenha um novo capítulo. Mas por esse brilhantismo vale a pena esperar.

September-Henry-s04e14-e1330214942339

Glyph code:

s04e14

Leia mais sobre Fringe

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s