Fringe S04E10 – Forced Perspective | Review

 

fringe-S04E10Após apresentar dois episódios sensacionais que finalmente trouxeram algum rumo para a narrativa da temporada, Fringe volta a estacionar em um “case of the week” neste décimo capítulo. Não que isso seja necessariamente ruim, já que a série tornou-se notória por justamente entrelaçar de maneira brilhante esse tipo de episódio ao ponto de dar uma relevância que, se não narrativa, ao menos dramaticamente condizente com a série. E se nos episódios anteriores eu criticava esse tipo de atitude era porque a temporada realmente necessitava de um rumo narrativo.

Estando em uma posição mais confortável, este Forced Perspective pode se dedicar exclusivamente aos desdobramentos dramáticos da intrigante revelação feita pelo Observador para Olívia, que agora deve lidar com a prenunciação de sua morte enquanto enfrenta o dia a dia de seu trabalho. Para ilustrar esta situação nada melhor do que o caso ser de uma menina capaz de prever mortes. Interessante e trágico, a história do episódio brinca com nossas perspectivas em relação ao destino da protagonista. Mesmo sabendo que provavelmente não seria agora que a anunciação do Observador se concretizaria, não há como não sentir um frio na espinha na cena onde a heroína confronta um homem bomba.

fringe-S04E10-olivia

Outra coisa que o episódio ilustra é que Peter finalmente voltou a ser atuante na divisão Fringe, e ver o trio principal de volta à ação chega a ser nostálgico. Do outro lado, acompanhamos o cinismo de Nina Sharp ao se fazer de desentendida tanto em relação às atividades duvidosas da Massive Dinamics quanto ao receber a notícias das frequentes dores de cabeça de Olivia. Sendo nesta realidade uma espécie de mãe da agente, a personagem se revela como a antagonista mais repulsiva até agora vista na série.

Introduzindo também uma dúvida relevante sobre a questão central tratada (afinal de contas, é mesmo impossível mudar o destino?), este décimo episódio definitivamente não está entre os maiores da temporada, mas nem por isso pode ser considerado um ponto baixo.

fringe-observer-forced-perspective

 

Glyph Code:

glyph-code-fringe-s04e10

 

Leia mais sobre Fringe

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s