Fringe S04E07 – Wallflower | Review

olivia-wallflowerEu me lembro de ter criticado duramente o segundo episódio da temporada por ele ser apenas um “case of the week” que comentava a condição de solidão e distanciamento emocional que a ausência de Peter provocou na vida de Olivia. Pois bem, correndo o risco de parecer contraditório irei elogiar este Wallflower, que traz a mesmíssima proposta em seu roteiro.

A razão para a discordância é simples: enquanto One Night In October abusava dos diálogos expositivos e judiava do expectador, este sétimo episódio explora essas nuances de forma bem mais sutil e elegante. E se antes a possível futura relação entre Olivia e o agente Lee era sugerida de maneira escancarada agora nota-se certo cuidado em se construir essa aproximação de maneira mais natural. De quebra ainda temos retratado o desconforto de Peter em ser tratado como um caso Fringe e o ponto de partida dos seus esforços em “voltar para casa”, o que por si só já tira um pouco o caráter de irrelevância do episódio para o arco central da série.

fringe407-eugene

 

Wallflower nos apresenta à comovente história de Eugene, um homem que adquiriu a caracterísica de ser “invisível” devido a experiências que sofreu na infância e que agora tenta voltar ao normal “roubando a cor” de suas vítimas (ou qualquer coisa assim). Seu drama de não conseguir interagir com pessoas amadas estabelece um paralelo óbvio com a situação emocional de Olivia: se o primeiro ama sem poder ser visto, a segunda é vista  mas não consegue amar.

Aliás, este formato “case-of-the-week que reflete o drama dos protagonistas” tem sido marca registrada nesta quarta temporada. Compreensivelmente, os roteiristas lançaram mão desta tática para poderem explorar dramaticamente a nova realidade. O porém é que com isto o andamento da história fica sacrificado, e a temporada caminha a passos lentos sem esclarecer minimamente seu mistério central ou ao menos se preocupar em desenvolver sua nova trama envolvendo os shapeshifters 2.0.

Encerrando de maneira intrigante o primeiro terço da temporada (a série entra em recesso e só volta dia 13/01), o cliffhanger apresentado promete finalmente engatar o ritmo da história nos episódios subsequentes. Esperemos que essa promessa se realize.

Glyph Code:

s04e07

Leia mais sobre Fringe

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s