Fringe S04E05 – Novation | Review

Depois de um longo hiato de duas semanas graças ao baseball, Fringe retornou sexta passada (sim, eu sei, minhas reviews estão atrasadas…) num episódio que engata de vez a marcha e coloca a temporada numa aceleração exponencial. Natural, já que um fato decisivo encerrou o episódio passado: a volta de Peter. O tempo para delongas definitivamente passou, é hora da temporada mergulhar de cabeça nos seus pontos cruciais.fringe-novation-review-600x350

É nítida a pressa dos produtores em desenvolver a história num ritmo mais frenético que anteriormente. Desta maneira, temos um episódio que se divide entre explorar a volta de Peter e voltar a abordar a premissa dos novos shapeshifters, e em ambas as frentes o desenvolvimento do roteiro é acelerado, seja fazendo Peter entender e aceitar sua situação com lucidez quase que de imediato seja fazendo Olivia e Lincoln terem deduções exageradamente sagazes para evitar que sua investigação demande muito tempo.

O resultado disso é um episódio que poderia ser melhor se não procurasse desenvolver coisas demais num intervalo tão curto de tempo, acabando por se atropelar um pouco no processo. Ainda assim, no entanto, é interessante notar pequenas nuances que são apresentadas, como a explicação para a intimidade maior entre Olivia e Nina Sharp.FringeNovation-602x338

E já que falamos em Nina Sharp, resta comentar que este episódio surpreendentemente remete às origens da série, trazendo as atividades passadas da Massive Dinamics como epicentro do seu roteiro. Neste sentido temos também o intrigante déjà-vu de Olivia como ponto para desenvolvimento futuro, lembrando os tempos em que a policial descobria gradualmente suas habilidades interdimensionais.

Mas o grande destaque mesmo, e já se tornou chover no molhado dizer isso, estána brilhante atuação de John Noble. Correndo o risco de soar repetitivo, volto a dizer: o ator vem fazendo um trabalho maravilhoso nesta temporada, reinventando Walter em aspectos dramáticos surpreendentes. Confesso que esperava uma reação diferente do cientista em frente ao apelo de Peter, mas entendo perfeitamente o que o levou a ter esta atitude. O novo Walter aprendeu a duras penas a não atravessar a linha.

Fringe-4x05-1024x576

Citando ainda algumas teorias em torno do mistério central da temporada (seria esta realidade apenas mais um universo paralelo? Seria o sumiço de Peter devido à um conserto da intervenção do Observador?), este Novation se encerra de maneira emblemática trazendo um elemento velho conhecido dos fãs da série. Seria muito óbvio desconfiar de Walternativo? Aliás, quando o lado de lá vai passar a participar mais da história? E os Observadores? Só nos resta aguardar.

Glyph Code:

s04e05

Leia mais sobre Fringe

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s