As Crônicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis

Lannister-1024x477

 

furia-dos-reis-capaRetomando a história no ponto exato onde parou, este A Fúria dos Reis conta com um cenário bem mais caótico do que A Guerra dos Tronos. Afinal de contas, Westeros está em guerra civil, tendo nada mais do que cinco reis reclamando o trono para si. Talvez por conta da responsabilidade de contar um acontecimento com este peso A Fúria dos Reis acabe sendo o livro mais irregular dentre os três primeiros da série. O que ocorre é que os capítulos cujos personagens não estão envolvidos diretamente com a disputa acabam prejudicando demais o ritmo do livro, pois tem pouco conteúdo a oferecer para a história. O resultado é que temos arcos incríveis que acabam se sobressaindo a outros bem mais fracos.

Tyrion2
Tyrion Lannister

Nem seria preciso dizer que o destaque absoluto do livro chama-se Tyrion Lannister. Ocupando o papel de governante em Porto Real, o anão se encontra na posição ideal para exercer toda sua inteligência nas suas manobras. E que diferença é comparar a sua leitura da situação em relação ao perdido Ned no livro anterior. Extremamente sagaz em dominar a irmã e o sobrinho, Tyrion demonstra em A Fúria dos Reis todo o seu potencial como personagem. Outro destaque do livro é Arya. Fugida da cidade, a menina tem a chance de praticar toda a furtividade que treinou anteriormente.  Com o paradeiro desconhecido por todos os outros, a situação da pequena loba não é das melhores, mas ela é hábil em esconder-se assumindo outras identidades. Estando em constante viagem pelas mais diversas regiões de Westeros, Arya se torna também a responsável por passar o impacto da guerra na vida cotidiana do povo camponês.

Catelyn acaba assumindo a função de acompanhar a campanha de seu filho Robb, nomeado Rei do Norte pelos seus vassalos. E se eventualmente ela deixa seu filho para seguir numa missão besta de arrumar uma aliança com Renly Baratheon, irmão mais novo do falecido rei Robert, a história sente a ausência de Robb. O leitor fica simplesmente cego em relação às ações do Rei-lobo na guerra. E se o refém Theon Greyjoy ganha seus próprios capítulos e diverte com sua estupidez e canalhice, Sansa sofre, sofre e sofre nas mãos do seu outrora amado rei Joffrey. A menina literalmente amaduresce na base da pancada.

Stannis-e-Melisandre
Stannis Baratheon e Melisandre

Mas A Fúria dos Reis também apresenta um núcleo inteiramente novo de personagens. Tendo como dono dos capítulos o ex-contrabandista Sor Davos, apelidado de “cavaleiro das cebolas”, este tem a incumbência de retratar o lado de Stannis Baratheon, irmão mais velho de Renly. Stannis se alia a uma misteriosa feiticeira, chamada Melisandre, que traz para Westeros uma nova religião, de culto ao Senhor das Chamas. Melisandre traz para a trama um lado mais mágico, fantasioso, que deixa as coisas mais interessantes, porém Stannis não tem carisma nenhum nem dentro e nem fora da história.

Outro expoente para um lado mais fantasioso, Bran Stark, sendo agora soberano em Winterfell, continua a ter seus sonhos de lobo, não demorando muito para receber a visita dos enigmáticos irmãos Reed. Mais ao Norte, Jon Snow acompanha um exército da Patrulha da Noite adentro da floresta para lá da muralha. Tanto os capítulos de Bran quanto os de Jon se revelam monótonos, tomando somente algum fôlego ao final do livro, onde os acontecimentos se desdobram de maneira interessante para o terceiro volume.

Mas nenhuma decepção de A Fúria dos Reis é tão grande quanto a que diz respeito a Daenerys Targaryen. Depois do incrível desfecho no primeiro livro, o desenvolvimento de sua história aqui é uma nulidade só. Não tendo mais que meia dúzia de capítulos, a impressão que fica é que o autor não sabia o que fazer com a Mãe de Dragões neste volume, porque ele a coloca num banho-maria de doer o coração. Totalmente perdida na vida, Daenerys só  fica perambulando pelo deserto e pelas cidades-livres, sem rumo, sem planos, sem eira e nem beira. Seria melhor não dar as caras.

Demais livros:

Livro 1: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Guerra dos Tronos | Review

Livro 2: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Fúria dos Reis | Review

Livro 3: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Tormenta de Espadas | Review

Livro 5: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Dança dos Dragões | Review

Leia mais sobre Game of Thrones

 

 

 

3 comments

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s