Red Hot Chili Peppers – Parte 2 | Californication

Red-Hot-Chili-Peppers-Logo-300x287

 

Como leram na primeira parte deste artigo especial, após alcançarem o sucesso e se tornarem grandes astros de rock com Blood Sugar Sex Magic, os peppers tiveram mais um revés: John Frusciante, não sabendo lidar com este novo status e viciado em heroína, decide largar a banda. Como estavam às vésperas do festival de Lollapalooza, tiveram que encontrar um substituto rápido, e entrou Arik Marshall, mas apesar de bom músico, os outros integrantes não achavam que ele tinha a mesma energia de seu antecessor, e ele logo deixou o posto mas com ele ainda lançaram o single Breaking the Girl. E em setembro de 1993, Dave Navarro, ex-guitarrista da banda Jane’s Addiction, entra para os Red Hot Chili Peppers.

On Hot Minute, lançado em setembro de 1995.

One-Hot-Minute-capa-300x299E a pressão para o lançamento – e sucesso – do próximo álbum era grande. Os peppers vinham de uma turnê com os Rolling Stones e ainda tentando se adaptar com o novo guitarrista. Nesta época, Anthony Kiedis voltou a usar heroína, mas após a morte de Kurt Cobain (vocalista do Nirvana, pra quem escreveu a faixa Tearjerker), resolveu parar, e tudo isso influencia muito neste álbum. Eles partem com o produtor Rick Rubin para o Havaí e lá sai o novo álbum, One Hot Minute.

Por conta do momento turbulento pelo qual a banda passava, este álbum é mais pesado e melancólico, e apesar de ter tido alguma repercussão com alguns singles como My FriendsAeroplane e Warped (com o infame beijo entre Kiedis e Navarro no clipe), o sucesso é beeem menor que do álbum anterior.

Neste meio tempo eles também lançam um single que fez parte da trilha de Beavis & Butthead, a divertida Love Rollercoaster.

Após a turnê, a banda decide parar por um tempo indeterminado. No início de 1998, Dave Navarro anuncia sua saída da banda para cuidar de um projeto solo, e enquanto isso John Frusciante está quase morrendo por conta do vício…

Californication, lançado em junho de 1999.

Californication-capaApós a saída de Navarro, os peppers quase consideraram terminar, mas Flea, que soube que John Frusciante havia entrado para uma clínica de reabilitação e estava agora limpo, decidiu conversar com Kiedis sobre chamá-lo de volta, ele concordou, falaram com Frusciante e ele aceitou emocionado.

O álbum levou mais de um ano para ser produzido, mas deste trabalho meticuloso saiu o maior sucesso da história da banda, vendendo mais de 15 milhões de álbums e rendendo vários prêmios. Quem não conhece os hits Scar Tissue (o clipe reflete bem o momento de redenção da banda), Around the WorldOtherside(inspirado no Expressionismo Alemão) e Californication (inspirado em videogames e cheio de detalhes)? Outra música que virou um belo clipe, foi Road Trippin, que fecha o álbum e todo esse momento de superação e amizade que os tornam melhores.

A turnê de Californication foi fechada aqui no Brasil, no Rock in Rio 2001, onde tocaram para o maior público da história do festival, da banda, quiçá do mundo: 250 mil pessoas.

By The Way, lançado em julho de 2002.

By-The-Way-capaPrimeiro álbum lançado sem nenhuma influência de drogas, pois eles já estava limpos há algum tempo, este trabalho deixou um pouco de lado o funk rock, e apesar de ter vendido um milhão de cópias só na primeira semana de lançamento, o público criticou o excesso de baladas. Seus principais hits são By the Way (cujo clipe foi inspirado no filme Amores Brutos, mas com toques de comédia), The Zephyr Song e Can’t Stop (em que eles interagem com obras inspiradas das “One Minute Sculptures” do artista plástico Erwim Wurm no clipe) .

A turnê de By the Way esteve no Brasil e tocou em várias capitais.

Em 2003 eles lançaram um álbum de Greatest Hits, que incluíam também duas inéditas,Fortune Faded Save the Population.

Stadium Arcadium, lançado em maio de 2006.

Stadium-Arcadium-capaPrimeiro álbum duplo da banda, que compila 28 músicas em seus dois discos “Mars“e “Jupiter”, vendeu 8 milhões de cópias ao redor do mundo e foi o álbum mais vendido de 2006. No ano seguinte, levou 4 das 7 indicações ao Grammy, incluindo “melhor performance de rock em dupla ou grupo” (Dani California), “Melhor Música Rock” (Dani California), “Melhor Álbum de Rock” (Stadium Arcadium), “Melhor Disco em Edição Especial (Box)” (Stadium Arcadium), além de “Produtor do Ano” para Rick Rubin.

Dani California, que é uma personagem criada por Kiedis e apareceu em outras duas músicas,Californication e By the Way, teve um clipe sensacional que homenageou várias bandas e seus estilos ao longo da história do rock n’ roll. Outras músicas que emplacaram foram Tell me BabySnow (Hey Oh)ambas exaltando os anônimos, em busca do sucesso e os fãs da banda, e a versão do futuro de Everybody Hates Chris no clipe de  Hump the Bump. Fechando com o clipe de Desecration Smile, simples e belo, refletindo a união da banda.

I’m With You, lançado em agosto de 2011.

Im-With-You-capaDepois da turnê de Stadium Arcadium, a banda decide ter um momento de hiato, todos esteva esgotados do trabalho incessante desde Californication e queriam se dedicar a outras coisas, como outros  projetos musicais, estudos, filhos, e até uma biografia de Anthony Kiedis, intitulada Scar Tissue.

Porém, em dezembro de 2009, John Frusciante, (que já havia lançado vários álbums solo a cada parada da banda), escreve em seu site pessoal que tinha deixado a banda mais uma vez já a quase um ano, mas desta vez, sem nenhum problema, apenas queria se dedicar ao seu trabalho pessoal. Em seu lugar entrava Josh Klinghoffer, que já vinha tocando com os peppers como músico de apoio há tempos e é amigo de John.

Em 2010 eles anunciam a volta ao trabalho e começam a produção do novo álbum, e em agosto de 2011, o lançam em grande estilo (veja aqui). O primeiro single torna-se o décimo segundo da banda a entrar direto para o topo do ranking da Billboard.

E depois de nove anos a banda retorna ao Brasil para dois shows, um em São Paulo e outro noRock in Rio, resta saber se será mais um recorde de público. Se você foi a algum dos shows, comente aqui para a gente!

 

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s