True Blood S04E12 – And When I Die | Review – SEASON FINALE

Chega ao fim a quarta temporada de True Blood, com uma season finale que mais serviu para preparar o terreno para a quinta temporada do que efetivamente encerrar as histórias dessa season que já estavam, literalmente, mortas. A temporada das bruxas prometeu fazer grandes mudanças, e de fato assim o fez. O grande problema, entretanto foi a falta de foco.

A temporada começou muito bem com Eric perdendo a memória na medida em que a série mostrava quão poderosa as bruxas poderiam ser. A situação caiu como uma luva pra facilitar o romance já desejado há tempo do vampiro com Sookie. Porém, no meio disso tudo começou a aparecer histórias desnecessárias, que quebravam um pouco o ritmo da história principal e dava demasiado espaço pra personagens desinteressantes.

Basta lembrar de como a temporada começou, Sookie voltando do mundo das fadas que não pareciam princezinhas. Mas e aí? O que houve com elas que passaram a temporada inteira sumidas e voltaram pra dar um “olá” com um dedo luminoso no Andy? Ainda tivemos Jason sendo sequeestrado pelas panteras para poder ser transformado. Mas e aí? O que houve com elas após ele ter fugido do cativeiro. Serviu pra quê essa enrolação toda? Pra disfarçar a falta de cuidado em desenvolver uma história cautelosamente de maneira coerente. Ainda, Tara se revelou lésbica na premiere pra quê mesmo? Só pra garantir umas cenas de sexo que tava faltando na série.

Talvez tenham percebido a burrada de tanta história paralela, afinal não à toa essa season finale foi marcada pela limpeza no elenco. Enxugaram um pouco o elenco pra não cairem na tentação de cometerem o mesmo erro na quinta temporada. Embora tenha achado uma sábia decisão, não curti, novamente a maneira como foi executada. A morte de Jesus (que na minha opinião não deveria ter ocorrido) foi tão anti-climax quanto a aparição dele pós-morte pro Laffayette. Outro que parece que não vai voltar, ou sequer terá um plot na próxima temporada é o Hoyt. Com as coisas se acertando entre Jessica e Jason, dificilmente ele terá importância, a não ser que insistam em manter esse triângulo amoroso desnecessário.

Apesar da limpeza, a season finale também foi marcada pelo retorno de alguns entes como Adele acabando com Marnie e Renné avisando Arlene sobre o Terry. Sinceramente, esse é um dos plot que menos me interessa no momento. Nem a participação de Scott Foley parece que vai mudar isso. Na minha opinião, próxima season será marcada pela disputado do poder. Com a morte da Nan, que já avisou da disputa do trono e o retorno de Russel, Eric e Bill devem estar envolvidos nessa disputa. Ainda bem que Sookie a princípio não será um desvio de foco dos dois, porque se investirem mais um pouco nesse lenga lenga vira novela mexicana.

Por fim, gostaria de deixar registrado a coragem da série no momentos finais em matar a personagem principal mais odiada. Tara era inútil há algum tempo na série, só ficava com aquela cara de choro pra cima e pra baixo. Nessa temporada, quando finalmente isso muda e ela tenta se impor ela morre. Apesar da intenção, poderiam ter caprichado um pouco mais. Debbie já tava quase sendo esquecida e do nada aparece from hell com aquela escopeta. Pelo menos essa também foi embora, e pelas mãos da personagem principal. Já tava na hora de Sookie ser bad ass também.

Enfim, a season finale, como iniciei a review, deixou mais ganchos para o próximo ano do que concluiu as histórias dessa season. A enrolação no decorrer da temporada teve sua influência negativa, parecia que o episódio havia sido a junção de dois episódios diante de tanta informação que mostraram, nem daria pra fazer uma review citando tudo sem se tornar prolixo. Espero que próximo ano a série também busque evitar prolixidade dando espaço demais pra personagens secundários e para todos esse seres fantásticos. Essa temporada mostrou que a história principal pode empolgar bastante, desde que bem trabalhada.

E o vilão da 3º temporada temporada deve retornar…

Leia mais sobre True Blood

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s