Super 8 | Crítica

Super-8-poster-200x300Super 8 é um filme que só não se tornou um grande sucesso da temporada de blockbusters porque foi lançado na época errada, e eu não estou falando da temporada de verão norte-americano, mas de época mesmo, de décadas. O filme é uma grande homenagem (embora ainda com estilo próprio) aos filmes de aventura das décadas de 1970, 80 e início dos 90.

E assim J. J. Abrams vai cumprindo a promessa de ser o novo Steven Spielberg (mesmo ainda tendo muito chão pela frente), não só pelo estilo, mas pelo fato de ser um autor de entretenimento, afinal, quem disse que obras feitas com o único intuito de divertir não podem também ter valor autoral e artístico?

Na trama de Super 8, o garoto Joe, que perdeu a mãe recentemente e tem que construir uma relação com o pai ausente (que precisa aprender a ser pai), junto com seus amigos e a garota de seus sonhos, produzem um filme de zumbis com uma câmera super 8. Durante as filmagens na estação de trem, presenciam um terrível acidente (numa sequência espetacular), mas vão descobrindo que há muito mais por trás da tragédia, ainda mais quando descobrem o que sua câmera conseguiu captar.

Quem passou a infância assistindo na sessão da tarde filmes como E. T. – O ExtraterrestreOs GoooniesConta Comigo, Viagem ao Mundo dos Sonhos, Jurassic Park, entre outros, sentirá o gostinho de nostalgia assistindo a Super 8.

A obra não só faz referência à estes filmes pela temática e pelas crianças como personagens principais com suas conturbadas relações com os pais, mas por um detalhe que faz estes filmes serem tão deliciosamente divertidos: se passavam numa época sem a patrulha do politicamente correto.

Pessoas do bem morrem, crianças dirigem, roubam, e um sujeito fuma maconha (mas há uma hilária mensagem anti-drogas), tudo isso mostrado de forma leve e divertida, pois ainda assim Super 8 é um filme para toda a família.

Ah…como era bom o tempo em que se podia falar de tudo sem traumatizar as pobres crianças…

P.S.: Fique durante os crédtos finais!

Cotação-4-5

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s